Ainda no último dia 14 de julho, o Centro Estadual de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio da Polícia Civil (CAOAGRO) foi comunicado acerca da existência do crime estelionato na cidade de Xanxerê, envolvendo uma empresa de produtos agropecuários. De imediato foram iniciadas as investigações, sendo então identificado o local em que parte dos produtos agropecuários estariam armazenados.
Diante das constatações, o delegado Wesley de Souza Costa representou pela busca e apreensão em propriedade rural e outros locais, com a finalidade de recuperação dos produtos utilizados no crime. Os mandados foram cumpridos na manhã da sexta-feira (22), tendo sido possível localizar na casa do suspeito, munições sem o devido registro, motivo pelo qual ele foi preso em flagrante, bem como, também foram localizados documentos que comprovam a prática do crime de estelionato. Já em um silo no interior da cidade foram encontradas embalagens dos produtos objetos do crime.
Por fim, na cidade de Jardinópolis, os policiais recuperaram 32 sacos de ureia e 14 sacos de ração, bem como foi apreendida uma arma de fogo sem o devido registro. De acordo com o delegado, as investigações prosseguem a fim de localizar e recuperar os demais produtos objetos do crime.
Para o delegado Fernando Callfass, coordenador Estadual do CAOAGRO da Polícia Civil, a união de esforços entre a Polícia Civil e os setores do agronegócio, tem como escopo principal evitar a ocorrência de crimes patrimoniais contra os empresários do agronegócio e produtores rurais.