Prefeitura de Xanxerê 222627
12/03/2024 às 10:24
Visualizações: 16995

Polícia Civil identifica autores de furto em conta bancária de idosa em Xaxim

Polícia Xaxim
Por: Flavio Carvalho

A Polícia Civil de Xaxim, concluiu o Inquérito Policial instaurado para apurar a subtração de R$ 27 mil, por meio de transações via PIX, da conta bancária de uma idosa, de 88 anos, em diversos dias do mês de março de 2023.

Ao constar a retirada dos valores não autorizados de sua conta corrente, a vítima ajuizou uma ação contra a Caixa Econômica Federal, que demonstrou terem sido as transações efetivadas com a sua própria senha pessoal.

Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!

Desse modo, a Polícia Civil foi cientificada dos fatos e passou a investigar o caso.

Em análise aos dados bancários, foi possível a descoberta de que os beneficiários das transações seriam o neto da vítima, bem como a sogra deste, de 30 e 59 anos de idade, respectivamente.

Verificou-se que os suspeitos, abusando da confiança que a vítima lhes depositava e tendo a ciência de sua senha pessoal, mas sem a sua autorização, passaram a efetuar retiradas de sua conta corrente, resultando-lhe o prejuízo total de R$ 27.000,00 (vinte e sete mil reais).

Interrogados na Delegacia de Polícia da Comarca de Xaxim, os alegaram que a subtração do valor monetário da conta bancará da vítima é oriunda da ação de hackers. De toda forma, os suspeitos optaram por ressarcir o prejuízo à vítima, apresentando a documentação comprovatória.

Assim, embora tenha havido a reparação do dano por ato voluntário da suspeitos, o que, segundo o Código Penal, caracteriza o “arrependimento posterior”, ambos foram indiciados pelo crime de furto qualificado pelo abuso de confiança e pelo concurso de pessoas, com pena prevista de 02 (dois) a 08 (oito) anos de reclusão, ao passo que, diante da ausência dos requisitos para a decretação da prisão preventiva, respondem em liberdade.

Destaca-se que o neto da vítima, porém, pelo parentesco, conquanto tenha sido indiciado, está isento de pena, haja vista a escusa absolutória prevista no Código Penal.

O Inquérito Policial, que documenta todas as diligências realizadas pela Polícia Civil, foi devidamente concluído e encaminhado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, para as demais providências cabíveis no âmbito da persecução penal.

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br