Nesta sexta-feira (22), foi realizado em Florianópolis, um evento alusivo ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose. O encontro marcou também a instituição do Comitê Estadual de Assessoramento nas ações de enfrentamento da Tuberculose no Estado de Santa Catarina.
O Comitê Estadual terá como objetivo discutir os aspectos relativos ao controle da Tuberculose, a fim de recomendar ações que possam ser incorporadas na política pública visando reduzir a carga da doença no Estado, com uma atuação de caráter consultivo e educativo, não deliberativo, representando um importante instrumento de acompanhamento e avaliação permanente da doença.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
O evento marcou ainda a entrega de certificados de reconhecimento por parte da Secretaria de Estado da Saúde, para 24 cidades, por atingir as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde relacionadas ao diagnóstico, tratamento e prevenção da doença.
Da região AMAI, Ouro Verde foi a única cidade que atingiu todos os índices, sendo reconhecida pelo Governo do Estado.
De acordo com o secretário de saúde do município, Henrique Voguel, o reconhecimento recebido é fruto de trabalho coletivo de todos que fazem parte da Secretaria.
Henrique salienta ainda, que o município seguirá realizando os diagnósticos através de exames de laboratório, e fornecendo os tratamentos e suporte necessário a toda população.
Em Santa Catarina, no ano 2023, foram notificados 2.226 casos novos de tuberculose, o que revela uma incidência de 29 casos por 100 mil habitantes, segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). O estado atualmente tem uma das menores taxas de óbito do país (1,08 óbitos por 100 mil habitantes). Neste mesmo ano, 80% do total dos casos notificados realizaram teste para HIV e 13,2% são coinfectados TB/HIV. As faixas etárias mais expostas são entre as idades de 20 a 49 anos. O sexo masculino predomina com 67,3% de notificações.