Precisamos de mais representantes?
Eis uma pergunta que ecoa positivamente e negativamente. Quando se pensa em aumento, do ponto de vista benéfico para a maioria, se pensa em salário mínimo, mais empregos, porém, quando se trata de aumentar a representatividade no executivo ou legislativo, a conversa é outra.
Aumentando o número de servidores e vereadores, estaríamos assim, aumentando as despesas. Acarretando em maior gasto para o município com folha de pagamento, e se dizer que é aumento de comissionados, é quase chamar para briga! A conta parece não fechar positivamente.
No entanto, se parar para analisar, nem todo o aumento de pessoal nestes setores é gasto. Se escolher bem as pessoas, o aumento pode significar retorno, emendas parlamentares, serviços, trabalho, produtividade. Mas, para isso, é importante saber escolher.
Hoje, temos na Câmara de Vereadores de Xanxerê, nove eleitos pelo povo. Somos representados por cinco partidos políticos. São cinco siglas que devem trazer retorno para Xanxerê e, se não trouxerem, você que votou, tem a obrigação de cobrar.
Na Assembleia Legislativa do Estado, são 12 partidos que ocupam cadeiras, destas, sete não têm nenhum representante eleito na nossa cidade. São sete partidos a menos, mandando emendas para Xanxerê. Vale ressaltar, que um, ou outro deputado de agremiações sem representante na Câmara de Vereadores de Xanxerê, acaba por destinar recursos para vereadores que tenham como amigos.
Será que teríamos que repensar o número de cadeiras na Câmara de Xanxerê? Seria importante passar de 09, para 11 ou 13? Faz falta não ter representantes eleitos de partidos como PSDB, PSD, PL, PSC, PSB, PDT, Novo, entre outros na Câmara de Xanxerê? Hoje, você se sente bem representado?
Pense nisso!