Mostrar como era a tradição de preparar a polenta foi o objetivo da oficina realizada no Museu do Milho nesta terça-feira (03). A presidente da Comissão do Museu do Milho e da Cultura, Aguinetes Barfknecht, explica que a oficina quer oferecer uma memória afetiva aos participantes, relembrando como as famílias viviam no passado na região.
“Mostramos como era o cotidiano das pessoas, como conviviam e a base dos alimentos deles é o que trabalhamos no Museu do Milho”, comenta Aguinetes. A polenta foi preparada no fogão a lenha, em parceria com os Amigos do Museu e os visitantes também puderam degustar alimentos típicos italianos. A oficina contou com a presença do prefeito, Oscar Martarello, da primeira-dama, Vânia Martarello e das Soberanas da ExpoFemi 2022.
O Museu do Milho foi totalmente revitalizado para que os visitantes pudessem acompanhar como as famílias, em especial, as italianas viviam no passado na região. O valor total da revitalização foi de R$ 150 mil através da Lei de Incentivo do Governo Federal.
Na parte externa do museu é possível conhecer as máquinas agrícolas usadas na época para o trabalho na roça e também como era feita a farinha de milho. O espaço conta com aproximadamente 500 peças em exposição.