A Defesa Civil divulgou na tarde desta quarta-feira (15), um alerta de temporais e chuva volumosa entre a próxima quinta-feira (16) e o sábado (18), em todas as regiões de Santa Catarina. Conforme o órgão estadual, a atuação de uma frente fria aliada ao fluxo de calor e umidade proveniente da região amazônica, fornecem condições para temporais e chuva volumosa, que podem vir acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo, alagamentos e enxurradas pontuais. Os temporais iniciam na madrugada pelo Grande Oeste e em áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.
Segundo a Defesa Civil, no Grande Oeste, na região da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí, os volumes de chuva variam entre 150 a 200 mm. Já no Planalto Sul e Litoral Sul, o acumulado pode ficar entre 200 a 250 mm.
Veja o alerta
Atenção Meteorológica DC/SC 15/11 13:30 – Temporais e chuva volumosa entre a quinta (16) e o sábado (18)
Elaborado em: 15/11/2023 às 13:30 – N° 178/2023
Meteorologistas: Ana Luiza Dors Wilke e Caio Guerra
Ao longo da quinta-feira (15), a atuação de uma frente fria aliada ao fluxo de calor e umidade proveniente da região amazônica, fornecem condições para temporais e chuva volumosa, que podem vir acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo, alagamentos e enxurradas pontuais. Os temporais iniciam na madrugada pelo Grande Oeste e em áreas de divisa com o RS. Ao longo do dia as regiões ao norte do estado também podem observar temporais. O risco associado às chuvas é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo do mapa. Na sexta-feira (16) a chuva ganha intensidade principalmente entre o período da manhã e tarde, e se estende no decorrer do sábado (17).
No período, são esperados acumulados de chuva entre 200 a 250 mm no Planalto Sul e Litoral Sul principalmente. No Grande Oeste, região da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí, os volumes de chuva variam entre 150 a 200 mm. Nas outras regiões do estado, oscilam entre 60 a 120 mm com pontuais acima que podem ocorrer em todas as regiões, especialmente nas áreas mais próximas ao Rio Grande do Sul.