No dia 29 de Abril de 1985, torcedores “hooligans” do time de futebol inglês Liverpool são condenados pela grande tragédia, com vítimas fatais, ocorrida no estádio de futebol belga do Heysel (Ou Haysel) no mesmo dia, durante uma partida da Liga dos Campeões da Europa, entre o Juventus e o Liverpool. A possibilidade de confrontos entre os torcedores ingleses e italianos foi, desde o início, ponderada pelas autoridades belgas, que anunciaram uma série de medidas que tomariam para manter a paz no estágio: proibição da venda de álcool em estabelecimentos próximos do estádio; revista a todos os espectadores antes de entrarem no estádio; e um total de 1500 policiais para compor o time de segurança. Todavia, a maior parte dos bares continuou a trabalhar normalmente e a servir os “hooligans” de ambas as equipes. A expectativa em relação ao jogo era grande e a UEFA decidiu pela realização do mesmo. O balanço final da tragédia apontou 38 mortos e aproximadamente 600 feridos. A polícia não efetuou nenhuma detenção na hora. Os hooligans do Liverpool foram responsabilizados pelo incidente, o que resultou na proibição das equipes de futebol britânicas de participarem em competições europeias por um período de cinco anos. As reações do povo inglês foram todas no sentido da reprovação e incredulidade pelos atos violentos dos torcedores do Liverpool, o que levou a própria rainha Elizabeth II a condenar publicamente o comportamento dos hooligans e a apoiar a suspensão das equipes inglesas. O jogo em si ficou em segundo plano mas acabou com a nada comemorada vitória da Juventus por 1×0. Gol de penalti de Michel Platini, o grande astro do clube italiano.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
1624 – Cardeal Richelieu transforma-se em Primeiro Ministro de Luís XIII, da França
1945 – Eva Braun Casa-se com Adolf Hitler;
1955 – A Universidade da Califórnia anuncia a descoberta de um novo elemento químico, de número 101, o mendelévio.
1961 – Fidel Castro recebe prêmio Lenin da Paz de 1960.
1966 – Porta-voz oficial do governo dos EUA informa que a força militar americana no Vietnam totalizava 225.000 homens.
1969 – O ministro do Trabalho, Jarbas Passarinho, anuncia a criação de novos níveis para o salário-mínimo e a instituição da Previdência Social Rural.
1976 – Brasil assina acordo de cooperação tecnológica com o Ministério da Tecnologia e Indústria da França para pesquisas com energia solar.
1980 – Abdicação da rainha Juliana, dos Países Baixos.
1982 – A Conferência da ONU sobre a Lei do Mar aprova a versão final de um tratado para utilização dos mares e seus recursos naturais.
1983 – Argentinos embarcam para as Malvinas, a fim de reverenciar parentes mortos na guerra em 1982.
1984 – Assassinado o ministro colombiano Rodrigo Lara Bonilla.
1993 – A tenista iugoslava Monica Seles, primeira do ranking mundial, é apunhalada por um um espectador enquanto descansava no banco.
1997 – A Câmara dos Deputados aprova a lei Hélio Bicudo, que transfere para a justiça comum o julgamento de crimes cometidos por policiais militares.
2002 – O governo dos EUA inclui o Brasil na lista negra de 16 países tidos como os mais permissivos em relação à pirataria.
2004 – ONU autoriza envio de força de paz ao Haiti, formada por 6.700 soldados e 1.625 policiais civis.
2009 – STF REVOGA LEI DE IMPRENSA CRIADA NA DITADURA MILITAR BRASILEIRA (1964-85).