No dia 27 de Maio de 1564, morreu um dos protestantes mais influentes da história, João Calvino. Nascido em Noyon, à nordeste de Paris, em 10 de julho de 1509, ele é considerado por muitos um dos maiores teólogos cristãos franceses. Calvino teve uma influência muito grande durante a Reforma Protestante, uma influência que continua até hoje através de sua doutrina religiosa, o calvinismo. A forma de Protestantismo que ele ensinou e viveu é conhecida por alguns pelo nome Calvinismo embora o próprio Calvino tivesse repudiado contundentemente este apelido. Esta variante do Protestantismo viria a ser bem sucedida em países como a Suíça (onde surgiu pela primeira vez), Países Baixos, África do Sul (entre os africânderes), Inglaterra, Escócia e Estados Unidos.
Martinho Lutero escreveu as suas 95 teses em 1517, quando Calvino tinha oito anos de idade. Para muitos, Calvino terá sido para a língua francesa aquilo que Lutero foi para a língua alemã – uma figura quase paternal, pregando que a Bíblia tinha de ser traduzida para a língua nativa do país onde os fiéis se encontravam e que as missas tinham de ser tanto em latim quanto na língua nativa do local. Lutero era dotado de uma retórica mais direta, por vezes grosseira, enquanto que Calvino tinha um estilo de pensamento mais refinado e geométrico, quase de filigrana. Nos seus últimos anos de vida, a saúde de Calvino começou a piorar. Sofrendo de enxaquecas, hemorragia pulmonar, gota e pedras nos rins foi, por vezes, levado carregado para o púlpito. Calvino continuava a ter detratores declarados que lhe dirigiam ameaças constantes. Entretanto, apreciava passar os seus tempos livres no lago de Genebra, lendo as escrituras e bebendo vinho tinto. No fim de sua vida disse a seus amigos que estavam preocupados com o seu regime diário de trabalho: “Qual o problema? Querem que o Senhor me encontre ocioso quando ele chegar?”
1905 – Japão derrota Rússia na Batalha de Tsushima.
1931 – Auguste Piccard e Paul Kipfer atingem a estratosfera da Terra.
1941 – Navio alemão Bismarck é aniquilado e 2000 morrem.
1951 – O governo da China comunista anuncia a incorporação do Tibet.
1954 – Embarcações militares soviéticas cruzam o estreito de Dardanelos pela primeira vez desde o fim da segunda guerra mundial.
1958 – O governo britânico aceita a autonomia de Cingapura antes de março de 1959.
1964 – Europa e EUA assinam, em Bruxelas, dois convênios relativos ao aproveitamento da energia nuclear para fins pacíficos.
1964 – Martin Luther King prega participação em manifestações antissegregacionistas em St. Augustine, Flórida.
1965 – Tem início as Farc, na Colômbia.
1974 – Giscard d’Estaing assume a presidência da França.
1983 – Um negociante de suvenires nazistas, Konrad Kujau, confessa ter forjado os diários de Hitler, adquiridos pela revista alemã Stern.
1986 – Lançado no Japão o game Dragon Quest (Dragon Warrior).
1993 – Um carro-bomba explode no centro de Florença, danificando uma das maiores coleções de arte do mundo, na Galleria degli Uffizi.
1995 – Terremoto na ilha de Sakhalin, no extremo leste da Rússia, mata mais de 3.000 pessoas.
2004 – A Corte Suprema do Chile recusa o pedido de extradição do ex-presidente argentino Carlos Menem, investigado por corrupção em seu país.