No dia 27 de dezembro de 1571 nascia em Weil der Stadt, na Alemanha, o astrônomo e filósofo alemão Johannes Kepler, responsável pelo descobrimento da viagem dos planetas em órbitas elípticas. De origem humilde, ele recebeu uma bolsa para estudar na Universidade de Tübingen. Em 1954, tornou-se professor de matemática na Áustria e, tempos depois, desenvolveu uma teoria mística de que o cosmos foi construído por cinco poliedros regulares, dentro de uma esfera, com um planeta entre cada par. Ele enviou o seu artigo para Tycho Brahe, que convidou Kepler para integrar sua equipe de pesquisa.
Na tentativa de entender a refração atmosférica da luz, ele se tornou o primeiro a explicar exatamente como a luz se comporta dentro do olho, como os óculos podem melhorar a visão e o que acontece com a luz em um telescópio. Em 1609 ele publicou sua descoberta de que a órbita de Marte era uma elipse e não um círculo perfeito como se imaginava até então sobre as órbitas dos planetas celestes. Este fato serviu de base para a primeira das três leis de Kepler sobre o movimento planetário.
Ele também determinou que os planetas se movem mais rapidamente conforme eles se aproximam do Sol (segunda lei). Em 1619, ele mostrou que uma simples fórmula matemática pode relacionar os períodos das órbitas dos planetas com a sua distância do Sol (terceira lei). Em 1620, ele defendeu sua mãe de acusações de feitiçaria, preservando assim sua própria reputação. O cientistsa morreu no dia 15 de novembro de 1630, em Regensburg, na Alemanha.
Veja mais fatos históricos nesse dia:
1571 – Nasce o astrônomo e filósofo alemão Johannes Kepler, que descobriu a viagem dos planetas em órbitas elípticas.
1822 – Nasce o químico e biólogo francês Luís Pasteur, fundador da microbiologia.
1901 – Nasce na Alemanha a atriz Marlene Dietrich.
1923 – A Cruz Vermelha organiza coleta de alimentos para a Alemanha.
1927 – Leon Trotski é expulso do Partido Comunista soviético. É uma vitória para Josef Stalin, que passa a ser líder absoluto do país.
1939 – Getúlio Vargas cria o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), encarregado de censurar os meios de comunicação durante o Estado Novo.
1945 – É criado o Fundo Monetário Internacional (FMI).
1945 – Após a Segunda Guerra Mundial, as potências aliadas concordam em dividir a Coréia.
1947 – Uma nova constituição italiana é promulgada em Roma.
1948 – Nasce o ator francês Gérard Depardieu.
1949 – Carlos Lacerda funda, no Rio de janeiro, o jornal Tribuna da Imprensa.
1950 – Os Estados Unidos e a Espanha restabelecem relações diplomáticas, rompidas durante a Guerra Civil espanhola.
1951 – A União Soviética anuncia que participará dos Jogos Olímpicos de 1952.
1968 – Retorna à Terra a nave Apolo 8, depois de dar 10 voltas ao redor da Lua.
1978 – Juan Carlos I, proclamado rei da Espanha pelo Parlamento em 1975, ratifica uma nova Constituição que limita seus poderes políticos.
1994 – O especulador Naji Hahas é condenado a pagar uma multa de R$ 10,2 bilhões por causa de articulações irregulares no mercado financeiro. Em 1989, ele quase provocou a quebra da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.
1996 – Dez bebês morreram em 25 dias no Centro de Neonatologia do Hospital Geral de Fortaleza. Por causa da superlotação, faltavam médicos, equipamentos e material de higiene.