No dia 26 de junho de 1498 a higiene bucal passou a ter muito a agradecer a um imperador da China, responsável pela patente da escova de dentes, no dia 26 de junho de 1498. Muito distante dos aparelhos elétricos usados hoje em dia, a primeira escova de dentes era um conjunto de tufos de pelo de porco ligados a uma peça de osso ou de bambu. Provavelmente, a primeira escova de dente foi inventada na China, durante a Dinastia Tang, com o uso de cerdas de porco. Em 1223, um professor zen japonês, Dogen Kigen, registrou ter visto monges chineses limpando seus dentes com escovas feitas de pelos de cavalo unidos a um osso de boi. Mais de dois séculos depois, em 1498, o imperador Hongzhi, da dinastia Ming patenteou a escova de dentes. Foi um importante avanço para a saúde bucal, já que as duras e espessas cerdas do porco, presas a um pedaço de osso ou bambu, ajudaram a fazer a limpeza da parte de trás da boca. Ou seja, graças a um punhado de cerdas, a um imperador criativo, os dentes bonitos deixaram de ser um artigo de luxo. Atualmente, cores, formas e tecnologias transformaram o mercado de escovas de dente em uma grande incógnita. Entre tantas opções, muitas pessoas não sabem distinguir qual tipo de escova atende a uma boa higiene bucal. Geralmente, os odontólogos aconselham o uso de uma escova que não seja muito grande, possua cerdas macias e que seja regularmente trocada.
1541 – Assassinato de Francisco Pizarro, conquistador do Peru, na sede do Governo, em Lima, em uma conspiração dos homens de Almagro.
1822 – Bolívar e San Martin decidem em Guayaquil que o primeiro assuma o mando único do exército dos revoltosos.
1824 – Nasce William Thomson, lord Kelvin, físico inglês.
1892 – Nasce Pearl S. Buck, escritora norte-americana, Prêmio Nobel 1938.
1904 – Nasce Peter Lorre, ator de cinema norte-americano.
1908 – Nasce Salvador Allende, ex-presidente do Chile.
1917 – Primeira Guerra Mundial: desembarcam as primeiras tropas norte-americanas em Saint Nazaire (França).
1935 – O governo italiano decide intervir na Abissínia, alegando seu direito a civilizar os habitantes deste país.
1941 – Segunda Guerra Mundial: Finlândia declara guerra à URSS.
1945 – Representantes de 50 países assinam a Carta de São Francisco, criando a ONU, para manter a paz internacional.
1945 – Os japoneses admitem a perda da ilha de Okinawa.
1947 – Conferência em Paris entre a URSS, Grã-Bretanha e França sobre o Plano Marshall de ajuda norte-americana para a reconstrução da Europa.
1956 – Fidel Castro é detido no México com outros 20 membros do Movimento 26 de Julho.
1959 – Cuba rompe relações diplomáticas com a República Dominicana.
1969 – San Salvador rompe suas relações diplomáticas com Honduras, devido às provocações aos salvadorenhos residentes em Honduras, após a perda de uma partida de futebol.
1971 – Nasce Massimiliano Biaggi, motociclista italiano.
1974 – O general Augusto Pinochet assume os poderes presidenciais no Chile, nove meses depois das forças armadas derrubarem o governo de Allende.
1975 – O presidente colombiano López Michelsen decreta o estado de sítio no país para combater os ataques guerrilheiros e a onda de seqüestros.
1986 – Os irlandeses que se opunham ao divórcio ganham em referéndum dos partidários da legalização.
1990 – A Comunidade Européia decide em Dublin prestar ajuda financeira a URSS, para apoiar a reforma econômica de Michail Gorbachov.
1994 – Um milhão de homossexuais recordam em diferentes países o vigésimo quinto aniversário do incidente de Stonewall, que marcou o início do movimento gay.
1996 – Sessenta e uma pessoas morrem e 100 ficam feridas devido a uma grande quantidade de foguetes lançados sobre Kabul pela facção islâmica Taliban.
1999 – A União Européia, o Mercosul e o Chile chegam a um consenso na Cúpula do Rio de Janeiro sobre a declaração que estabelece as bases para a criação de uma zona de livre comércio.
1999 – O líder da resistência do Timor Leste e Prêmio Nobel da Paz 1996, José Ramos Horta, regressa a Jacarta pela primeira vez desde que, em 1975, a Indonésia ocupou a ex-colônia portuguesa.
2000 – O Vaticano revela que o terceiro segredo de Fátima se referia ao atentado ao Papa, à luta do comunismo contra a Igreja e ao sofrimento dos cristãos no século XX.
2001 – O Mercosul e a União Européia ratificam um Memorando de Entendimento que define a cooperação entre ambos os blocos para os próximos seis anos.
Por Flavio Carvalho