No dia 25 de janeiro de 1947 morria em Palm Beach, nos Estados Unidos, Alphonsus Gabriel Capone, ou simplesmente Al Capone. Nascido em Nova York no dia 17 de janeiro de 1899, é considerado um dos maiores gângsters dos Estados Unidos. Ele também era conhecido como Scarface (“Cara de Cicatriz”) por conta de uma cicatriz no seu rosto. Filho de imigrantes italianos, Al Capone liderou um grupo criminoso que se dedicava ao contrabando e venda de bebidas, entre outras atividades ilegais, durante a lei seca que vigorou nos Estados Unidos nas décadas de 20 e 30. Al Capone tinha informantes, pontos de apostas, casas de jogo, bordéis, clubes noturnos, destilarias e cervejarias. Chegou a faturar US$ 100 milhões por ano durante a lei seca. Em 1931, foi condenado a 11 anos de prisão pela justiça norte-americana por sonegação de impostos. Em 1939, sua prisão foi revista, por conta do seu estado de saúde. Al Capone havia contraído sífilis, apresentava distúrbios mentais e morreu por conta da doença em 1947.
Receba as informações do Ronda Policial em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
1554 – Fundação da cidade de São Paulo.
1882 – Nasce Virginia Woolf, escritora britânica.
1912 – O Partido social-democrata alemão ganha as eleições ao Reichstag, mas não obtém a maioria absoluta.
1915 – Uma ligação de Alexander Graham Bell, em Nova York, para seus amigo Tomas Watson, em São Francisco, inaugura o serviço telefônico transcontinental.
1917 – Os Estados Unidos compram da Dinamarca as ilhas das Antillas por US$ 25 milhões.
1919 – A Conferência da Paz aceita a proposta do presidente dos EUA, Woodrow Wilson, de criar uma Associação Geral das Nações.
1929 – Rússia e Alemanha firmam um tratado de conciliação e se comprometen a submeter todos os conflitos que possam surgir entre as nações à uma Comissão Permanente.
1931 – Gandhi é posto em liberdade na Índia.
1947 – Morre o mafioso americano Al Capone, que acabou preso por sonegação de imposto de renda e não pelos crimes cometidos na Máfia.
1948 – O poeta e ensaísta Damaso Alonso ingressa na Real Academia Espanhola.
1954 – A Catedral da Sé é inaugurada em São Paulo pelo então arcebispo d. Carmelo de Vasconcelos. A Igreja fica situada na praça que é o marco zero da cidade.
1957 – A Índia é anexada à Caxemira.
1960 – O professor Jacques Piccard alcança a profundidade recorde de 10.916 metros no mar, nas ilhas Marianas.
1971 – O chefe das Forças Armadas da Uganda, Idi Amin, assume o poder, após um sangrento Golpe de Estado.
1976 – Primeiras eleições municipais livres na Espanha depois da fase franquista.
1984 – Aconteceu na praça da Sé, em São Paulo, a maior campanha cívica já realizada no Brasil: Diretas Já, que pedia eleições diretas para presidência da República.
1986 – Morrem 30 pessoas e 12 ficam gravemente feridas após a explosão de uma fábrica de armas situada em Iquique (Chile).
1989 – Pekin e Hanoi chegan a um acordo sobre Camboia, para que as tropas vietnamitas abandonassem totalmente o país em setembro.
1990 – Morre Ava Gardner, atriz norte-americana.
1992 – Morre Manuel Hernández Mompó, pintor espanhol.
1993 – Slobodan Milosevic ocupa o cargo de presidente da Sérvia à frente do novo Parlamento, após vencer as eleições.