No dia 24 de Fevereiro de 1923 o partido nazista alemão lança o seu programa de criação do “Terceiro Reich” que é o período do governo alemão em que Adolf Hitler e o Partido Nazista ficaram no poder. O nome faz referência à sequência de poderes da Alemanha. Assim, o Primeiro Reich foi o Sacro Império Romano Germânico, enquanto o Segundo Reich diz respeito ao Estado sucessor do Império Alemão (1871-1918). Terceiro Reich foi um termo cunhado pela propaganda do regime nazista da Alemanha, e que tinha como objetivo demonstrar a grandeza do projeto de Hitler para transformar seu país em uma incontestável potência mundial. Instalado em 1933, o governo nazista tinha por hábito glorificar o passado do povo alemão, e, de acordo com sua visão, este povo teve dois períodos de grande destaque em toda sua história, que foram o estabelecimento do Sacro império Romano-Germânico em 962, e posteriormente, a criação do Império Alemão em 1871, que consistia em uma Alemanha unificada ao modo dos estados modernos e que além disso possuía um considerável império ultramarino, com colônias na África, Ásia e Oceania. Desse ponto de vista, o Terceiro Reich proposto pelo partido nazista viria recriar os momentos de glória do povo germânico, à qual estava reservado um grande destino como líder dos outros povos na Terra. Infelizmente, a realidade se mostrou bastante diferente do futuro glorioso prometido por Hitler. Sua receita de império incluía um militarismo absurdo, desafiando povos de toda a Europa, instalando trabalho escravo entre as comunidades dominadas, pois, estas não passavam de seres inferiores, isso sem mencionar a política de extermínio de todas as minorias para criar o “Lebensraum”, ou seja, espaço vital para o desenvolvimento da superior raça ariana. Internamente, o regime ditatorial imposto não permitia qualquer contestação, e aqueles que ousavam criticar ou desobedecer às diretrizes do partido tinham punição severa.
1582 – Papa Gregório XIII institui o calendário gregoriano.
1818 – Frederic Chopin apresenta-se pela primeira vez, no palácio do príncipe Radziwil.
1848 – Como resultado da segunda revolução francesa o rei Luís Filipe abdica em favor de seu neto de 10 anos. A família real foge e jamais voltará a reinar no país.
1887 – Paris e Bruxelas tornam-se as primeiras capitais a serem interligadas pelo telefone.
1891 – É promulgada a segunda Constituição brasileira.
1897 – Inaugurado o Palácio do Catete, no Rio.
1903 – EUA compram base de Guantánamo, em Cuba.
1916 – Descobrimento do cometa Neujmin 2.
1920 – O partido nazista alemão lança o seu programa de criação do “Terceiro Reich”.
1937 – URSS proíbe o envio de voluntários à guerra civil espanhola.
1946 – Domingo Perón vence as eleições presidenciais na Argentina.
1949 – Hayim Waissman é eleito presidente de Israel.
1972 – Incêndio no Edifício Andraus, em São Paulo, deixa 16 mortos.
1984 – Comício pelas Diretas, Já! realizado em Belo Horizonte reúne 250 mil pessoas.
1991 – Os Estados Unidos iniciam sua ofensiva terrestre contra o Iraque devido à invasão do Kuwait.
1991 – Atentado frustrado contra o ex-presidente argentino Raúl Alfonsín.
1997 – O cientista Ian Wilmut, do Instituto Roslin, na Escócia, anuncia a existência da ovelha Dolly, primeiro mamífero clonado a partir de uma célula de um animal adulto.
2003 – Terremoto de 6 graus na escala Richter atinge a província chinesa de Xinjiang.
2004 – A Parmalat USA Corp. pede concordata.