No dia 23 de Junho de 1812, Napoleão Bonaparte e seu exército de quase 600 Mil de soldados invade a parte européia do Império Russo, iniciando a conhecida Campanha Russa das Guerras Napoleônicas. A Invasão francesa da Rússia em 1812, também conhecida como a “Campanha Russa” ou “Guerra Patriótica de 1812” na Rússia, foi um daqueles clássicos pontos de “Virada de Maré” durante as Guerras Napoleônicas. Reduziu a dimensão das forças francesas e forças aliadas (o Grand Armée) para uma pequena fração de sua força inicial, e provocou uma grande mudança na política europeia uma vez que enfraqueceu dramaticamente a hegemonia francesa na Europa. A reputação de Napoleão como um génio militar invencível foi severamente abalada, enquanto antigos aliados do Império Francês, primeiro o Reino da Prússia e depois o Império Austríaco, romperam a sua aliança com a França, e trocaram de lado, desencadeando a guerra da Sexta Coalizão. Quando as tropas do exército de Napoleão atravessaram o rio Berezina em novembro, só restavam 27 mil soldados; o “grand armée” tinha perdido 380 mil homens e 100 mil tinham sido feitos prisioneiros. Napoleão abandonou os seus homens e voltou para Paris para proteger a sua posição como Imperador e preparar-se para resistir aos avanços dos russos. A campanha terminou a 14 de dezembro de 1812, quando as últimas tropas francesas deixaram a Rússia. Um evento de proporções épicas e de grande importância para a história da Europa, a invasão francesa da Rússia tem sido objeto de muita discussão entre os historiadores. A importância da campanha na cultura russa pode ser vista na obra de Liev Tolstoi, “Guerra e Paz”; na composição de Tchaikovsky, Abertura 1812; e a sua identificação com a invasão alemã de 1941-1945, que se tornou conhecida como a Grande Guerra Patriótica na União Soviética.
1861 – Inaugurada a estrada de rodagem União e Indústria, entre Petrópolis – RJ e Juiz de Fora – MG.
1907 – Nasce a atriz e humorista Dercy Gonçalves.
1940 – Hitler faz uma visita à cidade de Paris.
1961 – É proibida a atividade militar na Antártica.
1964 – O papa Paulo VI informa que a Igreja vem estudando as questões relativas ao controle da natalidade por anticoncepcionais.
1966 – Morre atropelado, aos 81 anos, o professor Maurício de Medeiros, membro da ABL.
1970 – EUA e Japão renovam tratado de segurança, provocando amplos protestos em Tóquio.
1981 – O governo do Reino Unido anuncia que a taxa de desemprego no país se elevou a 11,1%, a mais alta dos últimos cinquenta anos.
1988 – Brasil apoia a OLP na criação de estado palestino soberano.
1993 – Câmara aprova reajuste mensal para trabalhadores, aposentados e pensionistas e autoriza o poder executivo a estender o benefício aos servidores civis e militares.
1996 – Paulo César Farias é assassinado em sua casa de praia perto de Maceió.
1999 – Embraer é escolhida como a empresa de 1998 pela revista Exame.
2002 – Cientistas anunciam a descoberta de duas novas espécies de macacos na Amazônia brasileira.