No 23 de Julho de 1840, foi decretado o “Golpe da Maioridade”, quando o conselho liberal imperial brasileiro declara que Pedro II pode subir ao trono com apenas 16 anos de idade. A Declaração da Maioridade, também referida em História do Brasil como Golpe da Maioridade, ocorreu em 23 de julho de 1840 com o apoio do Partido Liberal, e pôs fim ao período regencial brasileiro. Os liberais agitaram o povo, que pressionou o Senado a declarar o jovem Pedro II maior de idade antes de completar 16 anos. Esse ato teve como principal objetivo a transferência de poder para Dom Pedro II para que esse, embora inexperiente, pudesse pôr fim a disputas políticas que abalavam o Brasil mediante sua autoridade. Acreditavam que com a figura do imperador deteriam as revoltas que estavam ocorrendo como: a Guerra dos Farrapos, a Sabinada, a Cabanagem, a Revolta dos Malês e a Balaiada. Essa manobra política aconteceu quando Dom Pedro II não tinha ainda idade suficiente para ascender ao trono. Elaborou-se então uma declaração antecipando a sua maioridade para pôr fim às disputas políticas que estavam em curso nesse período.
Receba as informações do Ronda Policial no seu whatsapp de forma rápida e prática clicando aqui!!!
1953 – A URSS exige que os EUA parem de distribuir alimentos grátis em Berlim oriental.
1960 – A China assina acordo em Havana para a compra de 500.000 toneladas anuais de açúcar cubano.
1961 – URSS vê atos de agressão e espionagem no lançamento dos satélites americanos Tiros III (meteorológico) e Midas III (para detecção de foguetes).
1970 – A ONU condena a violação, pelo Reino Unido, do embargo da venda de armas decretado contra a África do Sul em 1963.
1982 – Junto com o Japão, URSS, Peru, Coreia do Sul, Islândia e Noruega, o Brasil vota contra a suspensão por cinco anos da pesca da baleia.
1984 – Svetlana Savitskaia, de 35 anos, torna-se a primeira mulher a fazer um passeio espacial.
1999 – A nave Columbia põe em órbita o observatório de raios X Chandra, que estudaria a chamada matéria escura do universo.