No dia 23 de dezembro de 1636 nascia, em Salvador (BA), o escritor Gregório de Matos Guerra, conhecido como Boca do Inferno ou Boca de Brasa. Morto no dia 26 de novembro de 1695, ele é considerado um dos grandes poetas barrocos do Brasil e também ficou conhecido pelas suas críticas corrosivas contra a Igreja Católica, políticos e a cidade de Salvador. Nascido em uma família com boa situação financeira, Gregório de Matos mudou-se para Portugal em 1652 para estudar na Universidade de Coimbra, onde se formou cânone, em 1661. A partir daí, assumiu algumas funções jurídicas no governo português. Em 1682 foi nomeado por D. Pedro II tesoureiro mor da Sé. No ano seguinte, retornou ao Brasil. Sua vida começou a mudar em seguida, após seu desentendimento com o arcebispo na Bahia a quem Gregório de Matos deveria se reportar e foi destituído do cargo. A partir de então, ele começa a satirizar em seus poemas a Igreja, os costumes e a cidade de Salvador. Desenvolveu uma poesia corrosiva, erótica/pornográfica e, por conta disso, foi colecionando inimizades. Gregório de Matos passou a receber ameaças e, em 1694, acusado por vários lados, foi deportado para Angola. Lá, ele ajudou o governo local a combater uma conspiração militar e recebeu a permissão de voltar ao Brasil. Contudo, decidiu morar em Recife, onde morreu no dia 26 de novembro de 1695 por conta de uma doença contraída em Angola.
1667 – A Inquisição condena o padre humanista Antônio Vieira à reclusão e ao silêncio.
1672 – Rea, o maior satélite do planeta de Saturno, é descoberto pelo astrônomo francês Giovanni Cassini.
1777 – Nasce Alexandre I, czar da Rússia entre 1801 e 1825.
1805 – Nasce Joseph Smith, religioso norte-americano, fundador do mormonismo.
1837 – Nasce Sissi, futura imperatriz austríaca.
1888 – Sofrendo de depressão, Vincent Van Gogh, pintor pós-impressionista holandês, corta parte da sua orelha esquerda.
1920 – O parlamento britânico divide a Irlanda em duas áreas distintas: o Norte (Ulster), como parte do Reino Unido, e o Sul.
1931 – No Vaticano, ocorre o desmoronamento da Sala Sistina e vários volumes de sua biblioteca são destruídos.
1939 – Morre Anthony Hermann Gerard Fokker, construtor de aviões norte-americanos, de origem holandesa.
1947 – Os cientistas John Bardeen, Walter Brittain e William Schockley apresentam o transistor, que substitui a válvula e ajuda no desenvolvimento da ciência eletrônica.
1948 – No Japão, o ex-primeiro ministro Hideki Tojo é enforcado em razão de ter cometido crimes de guerra durante a Segunda Guerra Mundial.
1953 – Na União Soviética, o ex-chefe da polícia secreta Lavrenty Beria é executado por supostamente tentar depor o ditador Joseph Stalin.
1954 – O filme 20 Mil Léguas Submarinas estréia nos Estados Unidos e se torna um dos maiores sucessos dos estúdios Walt Disney.
1968 – Astronautas norte-americanos da espaçonave Apollo 8 se tornam as primeiras pessoas a orbitarem a Lua.
1970 – A construção do World Trade Center, em Nova York, atinge 411 metros. O complexo inclui duas torres de 110 andares.
1971 – Pela 14ª vez, Austregésilo Augusto de Athayde é eleito presidente da Academia Brasileira de Letras.
1972 – Um terremoto atinge Manágua, na Nicarágua, resultando na morte de aproximadamente 7 mil pessoas.
1974 – Ocorre o primeiro vôo do avião B-1, bombardeio estratégico tripulado pela Força Aérea dos Estados Unidos.
1976 – A Censura federal proibe a novela da Rede Globo Despedida de Casado, acusada de difundir o amor livre, a separação da família e as brigas entre as gerações.
1986 – Sancionada a lei do Ponto Final, para julgamentos militares na Argentina.
1986 – O avião experimental Voyager realiza a primeira volta ao redor do mundo sem parar.
1990 – A população da Eslovênia, uma república da Iugoslávia, vota num plebiscito a favor de se tornar um Estado independente.
1991 – O chanceler da Alemanha Helmut Kohl reconhece a condição da Croácia como Estado independente e soberano.
1997 – O México divulga o massacre de 45 índios, entre eles 21 mulheres e 15 crianças, ocorrido em Chiapas, no dia anterior.