No dia 22 de janeiro de 1808, a família real portuguesa chegou ao Brasil, na costa da Bahia. O desembarque da comitiva real, contudo, só aconteceu no dia 24, às cinco horas da tarde, em uma grande solenidade. Aportaram em território brasileiro cerca de 14 navios com 15 mil pessoas, após uma viagem que teve início no dia 29 de novembro do ano anterior. Depos de Salvador, a comitiva seguiu para o Rio de Janeiro no dia 8 de março, transformando a cidade em residência fixa da corte portuguesa. Com a vinda da família real, várias mudanças ocorreram na então colonia: a abertura dos portos brasileiros, a instalação do Banco do Brasil e da Casa da Moeda, a criação de um jornal, além de melhorias culturais e educacionais. Toda a corte portuguesa foi obrigada a deixar Portugal por conta da dominação de Napoleão Bonaparte na Europa. Ele queria dominar todo o continente, mas não conseguiu passar pelas forças militares e pelos navios da Inglaterra. Como medida econômica e política, Napoleão determinou o bloqueio continental, no qual todos os países da Europa estavam impedidos de negociar com a Inglaterra. Essa ordem deixou o herdeiro da coroa portuguesa, Dom João, em uma situação delicada, já que Portugal e Inglaterra eram antigos aliados. Outra alternativa era enfrentar o exército francês e correr o risco de ser invadido. A solução encontrada, com a ajuda dos ingleses, foi trazer a corte portuguesa para o Brasil. E foi isso que aconteceu, com uma longa viagem pelo oceano, sob proteção da força naval inglesa.
1561 – Nasce Francis Bacon, filósofo inglês.
1775 – Nasce Andres Ampére, físico francês.
1891 – Benjamin Constant, político e militar fluminense, um dos fundadores da República e autor da divisa Ordem e Progresso da bandeira brasileira, falece aos 54 anos de idade no Rio de Janeiro.
1891 – Nasce Antonio Gramsci, pensador marxista italiano.
1901 – Morre Victoria I, Rainha da Inglaterra.
1914 – Grande nevasca em Alicante, onde não nevava desde 1887.
1918 – Proclamação, em Kieve, da República Popular da Ucrânia, cujo Governo se declara independiente.
1921 – O Governo espanhol implanta o seguro operário obrigatório para todos os trabalhadores.
1922 – Morre Benedito XV, Papa.
1924 – Zinoviev, Kamenev e Stalin assumem a direção da URSS.
1932 – Várias cidades da Guatemala são destruídas pela erupção dos vulcões “Fuego” e “Acatemango”.
1932 – O líder comunista Agustin Farabundo Marti e seus companheiros Mario Zapata e Alfonso Luna são fuzilados, por dirigirem uma rebelião de camponeses que deixou mais de 30.000 mortos em El Salvador.
1936 – Eduardo VIII é proclamado rei da Inglaterra. O monarca abdicou seu trono, posteriormente, para se casar com a norteamericana Wallis Simpson, que era divorciada.
1941 – Segunda Guerra Mundial: A guarnição italiana de Tobruk (Líbia) rende-se às forças aliadas.
1944 – Tropas aliadas aterrizam em Anzio, perto de Roma, e empreendem a conquista da Itália.
1963 – Charles De Gaulle e Konrad Adenauer firmam o Tratado de Elíseo, que selou a reconciliação entre Alemanha e França.
1970 – Instituída a Loteria Esportiva no Brasil, que premiava quem acertasse o resultado de 13 jogos de futebol.
1972 – O Reino Unido, Irlanda, Dinamarca e Noruega formalizam suas solicitações de adesão à CEE.
1980 – O científico soviético Andrei Sajarov é afastado para a cidade de Gorki.
1981 – Francoatiradores de extrema direita atiram contra uma manifestação de 100.000 pessoas, em São Salvador, que pede pela reforma agrária e democratização do país. Sessenta e sete morrem e dezenas ficam feridas.1995 – Dezenove mortos e 65 feridos em um atentado suicida organizado pelos extremistas da Yihad Islâmica, em Beit Lit, Israel.
1983 – Estréia nos cinema E.T., o extraterrestre, sucesso absoluto em bilheterias do mundo inteiro.