A morte de um lutador
Em 22 de dezembro de 1988, o líder dos seringueiros Chico Mendes é assassinado em Chapuri, no Acre, apesar das denúncias e dos pedidos de proteção por parte de entidades ambientalistas. Ele foi assassinado no quintal de sua casa com um tiro de escopeta.
Ainda
1606 – A Espanha proíbe suas colônias da América de fazer qualquer tipo de negociação com estrangeiros, sob risco de pena de morte.
1858 – Nasce o compositor italiano Giacomo Puccini, autor de óperas como La Bohème, Tosca, Madame Butterfly e Turandot.
1868 – Durante a Guerra do Paraguai, é iniciada a Batalha de Lomas Voletinas.
1894 – A Justiça francesa condena o militar Alfred Dreyfus de crime de alta traição. Anos mais tarde, foi comprovada sua inocência.
1900 – O primeiro modelo de carro Daimler é exibido. O veículo é chamado de Mercedes, nome da filha de Emil Jellinek, incentivador do projeto.
1940 – Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade inglesa de Manchester é bombardeada pela força aérea alemã.
1947 – É sancionada a constituição da república italiana.
1968 – Caetano Veloso e Gilberto Gil são presos na boate Sucata, no Rio de Janeiro.
1968 – 82 tripulantes do navio norte-americano de inteligência “Pueblo” são libertados após serem capturados pela Coréia do Norte.
1975 – Carlos, o Chacal, junto com outros terroristas árabes, fazem um ataque em Viena, na Áustria. Eles assassinaram três pessoas e fizeram outras 70 de reféns num encontro da Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep).
1981 – O atleta João do Pulo, um dia depois de ter sido eleito como o maior desportista latino-americano do ano, sofre um grave acidente de carro e tem a perna direita amputada.
1981 – Na Argentina, o general Leopoldo Galtieri se torna o novo presidente após uma junta ter deposto o presidente Viola.
1986 – Um decreto-lei institui o 13º salário para funcionários civis e militares da União.
1988 – O ecologista brasileiro Chico Mendes é assassinado.
1989 – Na Romênia, uma revolta popular derruba o governo do ditador comunista Nicolau Ceausescu, líder do país durante 24 anos.
1993 – Os Estados Unidos concedem asilo político a Alina Fernandez Revuelta, filha do ditador cubano Fidel Castro.
1993 – O parlamento da África do Sul aprova uma nova constituição que abole o regime racista de apartheid no país.
1994 – Renuncia Silvio Berlusconi, primeiro ministro italiano.
1994 – O locutor esportivo Osmar Santos sofre um grave acidente de carro que o deixa com traumatismo craniano.
1996 – O grupo guerrilheiro Tupac Amaru liberta 225 das 380 pessoas mantidas como reféns na residência do embaixador do Japão no Peru. O seqüestro terminaria em abril do ano seguinte.