No dia 21 de novembro o inventor norte-americano Thomas Edison anunciava o fonógrafo, sua primeira grande invenção, em um dia como este, no ano de 1877. Seu equipamento era capaz de gravar e reproduzir som. Edison produziu o fonógrafo enquanto trabalhava em uma forma de gravar a comunicação telefônica em seu laboratório, em Menlo Park, Nova Jersey. Seu trabalho o levou a fazer um experimento com uma caneta sobre um cilindro de papel alumínio, que, para sua surpresa, reproduziu uma curta canção que ele tinha gravado “Mary Had a Little Lamb” (ou “Maria tinha uma ovelhinha”, em uma tradução livre). As apresentações públicas do seu invento o tornaram mundialmente famoso e ele foi apelidado de “Mago de Menlo Park”. Edison deixou esta invenção de lado em 1878 para trabalhar na lâmpada incandescente, enquanto outros inventores aprimoraram o fonógrafo. Em 1887, retomou o trabalho neste equipamento, e o fonógrafo mostrou ser uma ferramenta popular para o entretenimento. Como resultado, o inventor lançou sua empresa para a gravação de músicas. Durante a década de 1920, contudo, a indústria fonográfica sofreu o impacto com o crescimento do rádio e, em 1929, a gravadora de Edison encerrou as atividades. Edison, que adquiriu 1.093 patentes em seus 84 anos de vida, morreu em 18 de outubro de 1931, em West Orange, Nova Jersey.
1783 – Dois inventores franceses, Jean François Pilatre e François-Laurent d’Arlandes, realizam o primeiro vôo num balão de ar quente.
1789 – Carolina do Norte torna-se o décimo segundo Estado norte-americano a ratificar a Constituição dos Estados Unidos.
1830 – Líbero Badaró é assassinado por inimigos políticos. Sua morte agitou a opinião pública e precipitou a saída de Dom Pedro.
1913 – A justiça de São Petersburgo queima manuscritos de Leon Tolstoi.
1916 – Charles I é proclamado imperador da Áustria e rei da Hungria.
1930 – É criado o Ministério do Trabalho no Brasil.
1934 – Morre o escritor brasileiro Coelho Neto, no Rio de Janeiro.
1946 – Harry Truman é o primeiro presidente norte-americano a viajar num submarino.
1947 – Dissolução dos partidos anticomunistas na Polônia e na Hungria.
1949 – A ONU faz um acordo para que se outorgue a plena independência a todas as antigas colônias italianas.
1952 – Firmado o tratado de amizade entre a Espanha e a Costa Rica.
1956 – O general Juarez Távora é preso por 48 horas em sua casa por ter criticado o governo de Juscelino Kubitschek durante um pronunciamento.
1962 – Um show de bossa nova, responsável pelo lançamento do movimento nos Estados Unidos, é realizado no Carnegie Hall, em Nova York. João Gilberto e Tom Jobim participam da apresentação.
1966 – O Brasil estuda o ingresso da China na ONU.
1966 – O Instituto Nacional da Previdência Social (INPS) é criado. Ele seria substituído pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
1973 – A URSS nega-se a participar da repescagem para o Copa do Mundo de futebol. A FIFA exclui o país do torneio.
1975 – A Espanha volta a ter um regime monárquico. O rei Juan Carlos I assume o trono, legaliza os partidos políticos e marca eleições legislativas.
1983 – A descoberta de uma jazida de ouro em Serra de Oliveiras, na Bahia, faz surgir uma nova corrida ao ouro.
1984 – É lançado na atmosfera o foguete Sonda 4.
1992 – A Igreja Anglicana da Austrália permite que mulheres se tornem pastoras.
1995 – Os presidentes da Sérvia, Slobodan Milosevic; da Croácia, Franjo Tudjman, e da Bósnia, Alia Izetbegovic, firmam acordo de paz em Dayton.
1995 – A França faz testes nucleares no Pacífico do Sul.
1997 – Membros da Organização das Nações Unidas retomam a inspeção de instalações militares no Iraque, depois de uma crise de três semanas.
2000 – O Congresso peruano destitui Fujimori.