No dia 21 de Junho de 1839, nasceu um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, Machado de Assis. Joaquim Maria Machado de Assis foi um dos maiores escritores brasileiros, e amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário. Testemunhou a mudança política no país quando a República substituiu o Império e foi um grande comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época. Nascido no Morro do Livramento, Rio de Janeiro, de uma família pobre, mal estudou em escolas públicas e nunca frequentou universidade. Os biógrafos notam que, interessado pela boemia e pela corte, lutou para subir socialmente abastecendo-se de superioridade intelectual. Para isso, assumiu diversos cargos públicos, passando pelo Ministério da Agricultura, do Comércio e das Obras Públicas, e conseguindo precoce notoriedade em jornais onde publicava suas primeiras poesias e crônicas. Em sua maturidade, reunido a colegas próximos, fundou e foi o primeiro presidente unânime da Academia Brasileira de Letras. Hoje em dia, por sua inovação e audácia em temas precoces, é frequentemente visto como o escritor brasileiro de produção sem precedentes, de modo que, recentemente, seu nome e sua obra têm alcançado diversos críticos, estudiosos e admiradores do mundo inteiro. Machado de Assis é considerado um dos grandes gênios da história da literatura, ao lado de autores como Dante, Shakespeare e Camões.
1908 – Manifestação pelo direito ao voto leva 250 mil mulheres ao Hyde Park.
1966 – Brasil e Paraguai discutem em Foz do Iguaçu PR problemas de fronteira e aproveitamento do potencial hidrelétrico do salto de Sete Quedas.
1982 – John W. Hinckley Jr., que tentou assassinar o presidente Ronald Reagan em março de 1981, é absolvido por um tribunal federal, que o considerou mentalmente doente.
1982 – Nasce William Arthur Philip Louis, filho dos príncipes de Gales, Charles e Diana.
1990 – Terremoto mata 35.000 pessoas e deixa 100.000 feridos no Irã.
1991 – EUA apreendem a maior apreensão de heroína na história do país: 577 quilos, avaliados em três bilhões de dólares.
1998 – Andrés Pastrana vence eleição na Colômbia, depois de doze anos de governo liberal.
2001 – Começa em Estrasburgo, na França, o primeiro congresso mundial pela abolição da pena de morte.
2004 – A nave americana SpaceShipOne, primeira aeronave privada tripulada a ir ao espaço, pousa no deserto de Mojave, nos EUA.
2004 – O Brasil fecha um acordo com a China que permite a retomada das exportações de soja para aquele país.
Por Flavio Carvalho