No dia 20 de dezembro de 1996 morria em Seattle, nos EUA, o astrônomo e escritor Carl Edward Sagan. Nascido em 9 de novembro de 1934, em Nova York, ele dedicou sua vida à pesquisa e à divulgação da ciência. Escritor destacado com mais de 20 livros publicados, ele ganhou o Pulitzer de Literatura em 1978 com a obra Os Dragões do Éden. Um dos seus clássicos, o best-seller Cosmos, foi adaptado para um seriado na TV e assistido por aproximadamente meio bilhão de pessoas no mundo todo. Por conta da série, Sagan ganhou o prêmio Emmy. O sucesso de Sagan junto ao público foi por conta da sua capacidade de expressar de maneira simples e precisa complexos conceitos científicos. Ele realizou pesquisas sobre atmosferas planetárias, exploração de planetas com veículos espaciais, e a formação da Terra. Sagan foi colaborador da Nasa, trabalhou com astronautas do projeto Apolo, chefiou missões não tripuladas para fora do sistema solar e participou das missões Voyager e Galileu. Sagan morreu aos 62 anos por conta de um câncer raro e grave na medula óssea.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
1699 – Pedro, o Grande, anuncia a adoção de um novo calendário russo, cujo ano novo começaria em 1º de janeiro, e não mais em 1º de setembro.
1803 – A França vende o Território de Louisiana para os Estados Unidos por US$ 15 milhões.
1805 – Nasce Thomas Graham, químico britânico, conhecido por suas investigações na difusão de gases e líquidos.
1868 – Nasce o industrial norte-americano Harvey Firestone.
1963 – Começa na Alemanha o Julgamento de Auschwitz, em que são julgados 22 ex-guardas do antigo campo de concentração nazista.
1968 – Morre John Ernst Steinbeck, escritor norte-americano, vencedor do prêmio Nobel em 1962.
1973 – Na Espanha, Luis Carrero Blanco, primeiro-ministro e braço direito do ditador Francisco Franco, é assassinado nas ruas de Madri.
1976 – Yitzhak Rabin renuncia ao cargo de primeiro-ministro de Israel.
1979 – Kim Jae-kyu, o mais importante homem do Serviço Secreto da Coréia, é condenado a morte pelo assassinato do presidente Park Chung-hee em Seul.
1982 – Morre Arthur Rubinstein, pianista norte-americano de origem polonesa, famoso por interpretar compositores românticos.
1983 – Ladrões roubam a taça Jules Rimet da sede da Confederação Brasileira de Futebol. O troféu pesava 1,8 kg em ouro puro.
1987 – Um acidente entre um barco e um petroleiro deixa 4.386 mortos no mar das Filipinas. O navio, com capacidade para 1,5 mil pessoas, estava superlotado.
1989 – Os Estados Unidos invadem o Panamá e estabelecem um novo governo no país, mas não conseguem capturar o líder Manuel Antonio Noriega.
1994 – México desvaloriza o peso e inicia o efeito Tequila em todas as economias da América Latina.
1995 – Um avião da American Airlines choca-se com uma montanha e explode na Colômbia, matando 160 pessoas que estavam a bordo. Quatro pessoas e um cachorro sobreviveram.
1995 – Tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) assumem a missão de paz da Organização das Nações Unidas na Bósnia, que estava em guerra civil.
2001 – O presidente argentino Fernando De la Rua e seu ministro da Economia, Domingo Cavallo, renunciam em meio a uma grande crise política e econômica no país. O presidente do Senado, Ramón Puerta, assume o governo provisoriamente.
2001 – Um avião Cessna 560 cai no aeroporto de Zurique. Morrem no acidente o piloto e o co-piloto, as duas únicas pessoas a bordo do aparelho.