No dia 19 de Setembro de 1356, ocorreu uma das batalhas mais importantes da Guerra dos 100 Anos, a Batalha de Poitiers, onde mais uma vez os ingleses derrotaram os franceses com uma chuva de flechas. Batalha decisiva da Guerra dos Cem Anos travada a 19 de setembro de 1356, num local perto de Poitiers, entre o exército de Eduardo, o Príncipe Negro, herdeiro do rei Eduardo III de Inglaterra, e o rei da França João II (conhecido como João, o Bom), que foi feito prisioneiro. O Príncipe Negro foi nomeado, em 1355, tenente de Eduardo III em Bordéus na Gasconha. Daí partiu para o território francês e pilhou o campo em 1355 e 1356. No seu caminho de Bordéus para o Cotentin, através da região do Loire, procurando juntar-se às tropas de Godofredo de Harcour e Filipe de Navarra, foi perseguido pelo rei João. As tropas britânicas eram comandadas por Sir John Chandos e foram acompanhadas pelas tropas da Gasconha sob o comando de Jean de Grailly, num total de cerca de 7000 homens, enquanto que o exército francês teria 20 000 efetivos. O primeiro contato foi feito a 17 de setembro a este de Poitiers. No dia seguinte, um domingo, os ingleses tiveram a oportunidade de procurar um solo mais favorável encontrado perto de Nouaillé-Maupertuis, onde pretendiam repetir a estratégia utilizada na Batalha de Crécy, travada num terreno bastante semelhante, mas agora os franceses avançavam a pé. O rei Eduardo decidiu contra-atacar o imenso exército francês, mandando um grupo de cavaleiros para o flanco esquerdo do inimigo enquanto os archeiros e os porta-machados defendiam a frente. No momento crítico, quando os franceses constituíam uma massa confusa, ordenou o ataque dos seus cavaleiros e dos soldados da Gasconha. Como resultado foram feitos muitos prisioneiros incluindo o rei francês João II, que foi levado para Inglaterra. Foi pedido um resgate e o rei foi libertado com o Tratado de Paz de Brétigny, deixando reféns, para reunir o valor do seu resgate em França. Incapaz de o conseguir, voltou para o cativeiro em Inglaterra onde veio a falecer, deixando o seu filho, Carlos V, como regente da França.
96 – Marco Cocceio Nerva, sucede a Domiciano como Imperador Romano.
208 – Diadumeniano, Imperador romano junto com seu pai, Marco Opélio Macrino.
1441 – Pontoise, cidade francesa, é cercada e conquistada dos ingleses.
1544 – Tratado de Crespy, assinado entre Francisco I, rei da França e Carlos V da Áustria.
1559 – Tampa, Flórida, 600 pessoas morrem durante naufrágio de navios espanhóis, por causa de uma tempestade.
1604 – O almirante holandês Paulus van Caarden, chega em Pernambuco, onde é recebido por violento canhoneio de artilharia.
1657 – O Tratado de Wehlau é assinado na cidade prussiana de Wehlau (atual Znamensk) entre a Polônia e Brandemburgo-Prússia durante o Dilúvio Sueco, onde o marquês, Frederico Guilherme, revoga seu juramento de lealdade à Polônia.
1676 – Rebeldes sob o comando de Nathaniel Bacon incendeiam a cidade americana de Jamestown, Virginia.
1846 – Aparição da Virgem Maria às crianças Maximin Giraud e Mélanie Calvat na montanha de La Salette, França.
1861 – Oliveira é elevada a categoria de município.
1899 – Alfred Dreyfus deixa a prisão e é reabilitado capitão (v. Caso Dreyfus).
1909 – A Guarda Suíça volta a vestir moda desenhada por Michelangelo.
1916 – A decoração da Oslo University Aula é inaugurada.
1954 – O Estádio Olímpico Monumental de propriedade do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense é inaugurado.
1956 – Lei autoriza Juscelino Kubitschek a transferir a capital da República do Brasil para Brasília.
1958 – Proclamação do Governo Provisório da República Argelina (GPRA) a partir do Cairo
1975 – José Baptista Pinheiro de Azevedo substitui Vasco dos Santos Gonçalves no cargo de primeiro-ministro de Portugal.
1978 – Ilhas Salomão são admitidas como Estado-Membro da ONU.
1983 – Independência de São Cristóvão e Nevis.
1985 – A Cidade do México é abalada por um sismo de magnitude 8.1 na escala de Richter provocando 9 500 mortos, 35 000 feridos e 100 000 desalojados.
1990 – Sancionada a Lei Orgânica da Saúde, que criou no Brasil o Sistema Único de Saúde (SUS).
1991 – Corpo mumificado pelo frio é encontrado nos Alpes italianos (v. Ötzi).
1995 – O Manifesto do Unabomber, intitulado “A Sociedade Industrial e o Seu Futuro”, é publicado no Washington Post e no New York Times.
2007 – Restos mortais de Aquilino Ribeiro são transladados para o Panteão Nacional, em Lisboa, sendo o décimo português sepultado no local.
2010 – Cerimônia de beatificação do Cardeal John Henry Newman, pelo Papa Bento XVI.
2011 – Encerram-se as emissões da RTPN, e abrem-se as emissões da RTP Informação com o Bom Dia Portugal