No dia 19 de junho de 1944, quando ocorreu, no Oceano Pacífico, uma das grandes batalhas navais entre japoneses e norte-americanos, a última em que o Japão poderia virar a maré da guerra a seu favor, A Batalha do Mar das Filipinas, a cartada final da Armada Combinada japonesa. A Batalha do Mar das Filipinas foi uma batalha aeronaval que teve lugar durante a Guerra do Pacífico, na Segunda Guerra Mundial. Envolveu a Marinha Imperial Japonesa e a Marinha dos Estados Unidos, e teve como palco o Mar das Filipinas, próximo às Ilhas Marianas, entre os dias 19 e 20 de junho de 1944. A batalha envolveu quase 1700 aviões, 1000 do lado americano e 700 do lado japonês e foi uma das batalhas decisivas na Segunda Guerra Mundial. A batalha na verdade foi um confronto de porta-aviões que aconteceu nas proximidades das Ilhas de Mariana e na faixa marinha entre estas ilhas e as Filipinas. A falta de experiência da equipa do porta-aviões japonês e os aviões obsoletos foi uma das razões que fez o Japão ser eliminado com facilidade. Como resultado, a Marinha Imperial japonesa perdeu a parte principal de suas forças de combate em termos de aviação naval, nunca conseguindo, de fato, se recuperar. Perdera seus últimos porta-aviões e seus principais Encouraçados Pesados. Foi nessa batalha que podemos perceber o uso intensivo de unidades de Kamikazes, os pilotos suicidas japoneses cuja única missão era explodir um navio americano inteiro, de preferência um porta-aviões, em troca de sua vida.
1037 – Morre Ibn Sina, o “príncipe dos sábios”.
1944 – Nasce o músico e escritor Chico Buarque.
1956 – França e EUA assinam acordo de cooperação para o uso pacífico da energia atômica.
1957 – Terceira bomba nuclear é detonada pelos britânicos na área de testes da ilha Christmas, no Pacífico.
1961 – Kuwait declara independência do Reino Unido.
1962 – Morre Gabriel de Resende Passos, político brasileiro.
1969 – O presidente Costa e Silva inaugura as três primeiras unidades geradoras da usina hidrelétrica de Jupiá.
1970 – A nave espacial soviética Soiuz 9 retorna à Terra, depois de 17 dias, quebrando o recorde de permanência no espaço.
2002 – O senado brasileiro ratifica o protocolo de Quioto, que prevê a redução de 5% da emissão de gases poluentes.
2002 – Uma equipe europeia anuncia a descoberta de um planeta de características semelhantes às de Júpiter em torno de uma estrela distante.
Por Flavio Carvalho