19 de Agosto de 1692, é tida como a data exata do início dos julgamentos de alguns dos cidadãos da cidade inglesa de Salém, localizada na Colônia de Massachuset, no atual Estados Unidos. “Bruxas de Salém” refere-se ao episódio gerado pela superstição e pela credulidade que levaram, na América do Norte, aos últimos julgamentos por bruxaria. O medo da bruxaria começou quando uma escrava negra chamada “Tituba” contou algumas histórias vudus (religião tradicional da África Ocidental) às amigas, que por esse fato, tiveram pesadelos. Um médico que foi chamado para examina-las declarou que as moças deveriam estar “embruxadas”. Os julgamentos de Tituba e de outras foram realizados perante o juiz Samuel Sewall. Cotton Mather, um pregador colonial que acreditava em bruxaria, encarregou-se das acusações. O medo da bruxaria durou cerca de um ano, durante o qual vinte pessoas, na sua maior parte mulheres, foram declaradas culpadas de realizar bruxaria e executadas. Um dos homens, Giles Corey, morreu de acordo com o bárbaro costume medieval de ser esmagado por rochas em uma tábua sobre seu corpo até morrer, levando ao total 3 dias. Foram presas cerca de cento e cinquenta pessoas. Mais tarde, o juiz Sewall confessou que as suas sentenças haviam sido um erro.
Receba as informações do Ronda Policial no seu whatsapp de forma rápida e prática clicando aqui!!!
293 a.C. – O mais antigo templo romano dedicado a Vênus foi fundado no monte Esquilino.
1561 – Rainha Maria Stuart regressa à Escócia.
1666 – Uma incursão militar inglesa ao estuário de Vliestroom destrói 130 navios holandeses na Batalha conhecida como Fogueira de Holmes.
1917 – 4ª aparição de Nossa Senhora em Fátima (Ourém), Portugal
1920 – O exército bolchevique é derrotado pelos poloneses, em Varsóvia.
1945 – O Vietminh, liderado por Ho Chi Minh, assume o poder em Hanói, Vietnã.
1953 – Os Estados Unidos apoiaram o golpe que derrubou o primeiro-ministro do Irã, Mohammad Mossadeq. O general Zahedi assumiu o poder.
1969 – Fundada a EMBRAER – Empresa Brasileira de Aeronáutica, maior fábrica de aviões do Brasil, e que teve como seu primeiro produto o EMB-110 Bandeirante.
1978 – Extremistas muçulmanos incendiaram um teatro no Irã, provocando a morte de 400 pessoas.
1981 – Entra no ar o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).
1989 – O presidente polonês Wojciech Jaruzelski nomeia Tadeusz Mazowiecki como novo primeiro-ministro. Mazowiecki tornava-se o primeiro não-comunista a assumir o cargo desde 1947.
1990 – Leonard Bernstein rege, em seu último concerto, a Orquestra Sinfônica de Boston interpretando a 7ª Sinfonia de Beethoven.
1999 – Em Belgrado, dezenas de milhares de sérvios protestam exigindo a renúncia do presidente da Iugoslávia, Slobodan Milosevic.