Ferragem Xanxerê 216950
18/07/2021 às 07:30
Visualizações: 12672

O Dia de Hoje na História – 18 de julho

Hoje Na História
Por: Flavio Carvalho
Agro Chama 2024 – Interno 230785

O grande incêndio de Roma que teve início na noite de 18 de julho, no ano 64 d.C., afetando 10 das 14 zonas da antiga cidade de Roma, três das quais foram completamente destruídas. O fogo alastrou-se rapidamente pelas áreas mais densamente povoadas da cidade, com as suas ruelas sinuosas. O fato de a maioria dos romanos viverem em insulas, edifícios altamente inflamáveis devido à sua estrutura de madeira, de três, quatro ou cinco andares, ajudou à propagação do incêndio. Nestas condições, o incêndio prolongou-se por seis dias seguidos até que pudesse ser controlado. Mas por pouco tempo, já que houve focos de reacendimento que fizeram o incêndio durar por mais três dias. O antigo Templo de Júpiter Stator e o lar das Virgens Vestais foram destruídos, bem como dois terços da antiga cidade.

O Grande Incêndio de Roma começou ao redor do Circo Máximo e rapidamente se alastrou pelas áreas mais povoadas da cidade. O caso do incêndio em Roma é muito popular, mas ainda não completamente solucionado. Há várias hipóteses sobre como começou e por qual motivo. A ideia científica mais difundida baseia-se no fato de que os moradores construíam suas habitações todas em madeira e usavam o fogo para poderem se aquecer e se alimentar, por algum descuido o fogo se alastrou e os ventos fortes ajudaram a espalhar o incêndio.

Já a ideia mais propagada no conhecimento popular diz que Nero teria colocado fogo em Roma com a intenção de reconstruir a cidade e torna-la mais poderosa por meio de uma nova e mais majestosa arquitetura. Entretanto essa versão já foi desmentida pelos historiadores. Hoje, sabe-se que Nero nem estava em Roma na ocasião e, quando soube o que acontecia, regressou rapidamente para prestar auxílio aos desabrigados. Nero recebeu os afetados nos jardins de seu palácio. O que o colocou numa situação suspeita foi o fato de ter comprado as terras atingidas por preços muito baixos.

Como os cristãos são indicados também como um dos possíveis causadores do incêndio, é possível que Nero tenha atribuído a eles a culpa com o fim de desviar as acusações que eram feitas contra ele. Na ocasião, ano 64, o cristianismo era visto como uma superstição maléfica e fazia sentido incriminá-los, já que era fácil e a cultura popular ainda os rejeitavam.

O certo é que o incêndio começou no centro comercial de Roma, que ficava em volta do Circo Máximo, na noite do dia 18 de julho de 64. Rapidamente o fogo tomou conta das ruelas, espalhando-se pelas construções romanas baseadas em madeira e que facilitavam o alastramento. Foram seis dias de incêndio para conseguir começar a controlar o fogo, mas o reacendimento em alguns focos fez com que durasse por mais três dias ainda. O prejuízo, obviamente, foi enorme. Nada menos que dois terços da cidade ficou destruído, o que inclui lugares importantíssimos para a civilização romana e para a história da humanidade como o Templo de Júpiter Stator e o Lar das Virgens Vestais.

Receba as informações do Ronda Policial em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!

Veja mais fatos históricos nesse dia:

64 – Começa o Grande Incêndio de Roma. A lenda diz que o fogo foi iniciado pelo imperador Nero, que teria se retirado para tocar harpa enquanto via a cidade queimar.
1374 – Morre Francesco Petrarca, poeta e humanista italiano.
1821 – A chamada Banda Oriental (Uruguai) é anexada ao Brasil com o nome de Província Cisplatina.
1830 – A Constituição da República do Uruguai é promulgada.
1853 – Um motim popular obriga Juan Francisco Giró a renunciar à Presidência do Uruguai.
1861 – Tomás Cipriano de Mosquera toma o poder na Colômbia durante o Combate de Bogotá.
1866 – O Combate de Boqueirão, entre paraguaios e tropas aliadas argentinas, uruguaias e brasileiras, deixa quase seis mil mortos de todas as forças combatentes.
1892 – A Lei nº 43, do Estado de São Paulo, determina a criação de um laboratório bacteriológico, atual Instituto Butantã.
1898 – As Filipinas proclamam sua independência.
1915 – Revolução no México: os zapatistas recuperam a capital.
1918 – Nasce Nelson Mandela, presidente da África do Sul.
1921 – Nasce John Glenn, primeiro astronauta norte-americano.
1925 – Pouco depois de sair da prisão, Adolf Hitler publica o livro Minha Luta (Mein Kampf) em Berlim. A obra continha a base do nazismo.
1934 – A Sociedade das Nações entrega à Colômbia Puerto Leticia, território sobre o Rio Amazonas disputado por peruanos e colombianos.
1936 – Inicia-se a Guerra Civil Espanhola, com o levante militar na Península. O conflito originou a ditadura do general Francisco Franco.
1941 – Segunda Guerra Mundial: tropas japonesas desembarcam no sul da Indochina.
1945 – Conferência de Postdam: Estados Unidos, Grã-Bretanha e Rússia se reúnem para elaborar um plano para a paz mundial, após o fim da Segunda Guerra.
1956 – Nasce Tom Hanks, ator norte-americano de cinema.
1959 – O cachorro Bidu é apresentado como o primeiro personagem do cartunista paulista Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica.
1967 – Morre Humberto Castelo Branco, ex-presidente do Brasil.
1971 – Um jogo contra a Iugoslávia, no Maracanã, marca a última atuação do jogador Pelé na Seleção Brasileira.
1979 – O presidente da Nicarágua, Anastasio Somoza, é obrigado a abandonar o país após ser derrotado pelos sandinistas.
1981 – Bombardeio em setores densamente povoados de Beirute, capital do Líbano, deixam mais de 300 mortos e pelo menos 800 feridos.
1982 – Miguel de la Madrid ganha as eleições presidenciais do México.
1987 – Morre Gilberto Freyre, sociólogo e escritor brasileiro.
1988 – O Irã aceita sem condições prévias a resolução 598 da ONU sobre o cessar-fogo na guerra que mantinha com o Iraque desde 1980.
1989 – Estados Unidos e URSS fazem um acordo prévio sobre a proibição de armas químicas e sua destruição em um período de dez anos.
1990 – Morre Georges Dargaud, primeiro editor da revista Asterix.
1990 – O Iraque adverte os integrantes da OPEP que vê como ato de guerra as violações às cotas de produção e acusa o Kuwait de roubar seu petróleo por dez anos.
1993 – Morre Jean Negulesco, cineasta norte-americano.
1994 – A explosão de um carro-bomba na sede da Associação Mutual Israelita Argentina, em Buenos Aires, a principal organização judaica no país, deixa 87 mortos, um desaparecido e mais de 300 feridos.
1994 – A Frente Patriótica de Ruanda (FPR) comunica oficialmente à ONU o fim da guerra nesse país africano.
1999 – A Índia anuncia que expulsou um grupo de invasores de sua fronteira na Caxemira com o Paquistão, encerrando assim o pior combate travado pelos dois países desde a guerra de 1971.
1999 – As tropas norte-americanas e inglesas matam 17 civis no sul do Iraque, em um dos piores ataques da ofensiva contra Saddam Hussein.

 

 

AgroPet 208276

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br