Revolução Cultural
Mao Tsé-Tung (foto) lança, em 18 de abril de 1966, a grande Revolução Cultural na China Popular, para combater o revisionismo, afastando o Partido Comunista de seus adversários. Mao combateu, assim, a política econômica pragmática, baseada em incentivos materiais e individuais.
Ainda
1506 – A primeira pedra é colocada na Basílica de São Pedro, em Roma, pelo Papa Julio II.
1791 – Revolução Francesa: tentativa de fuga do rei Luis XVI, de Paris.
1819 – Nasce Carlos Manuel de Céspedes, considerado o primeiro presidente cubano da República em Armas.
1847 – Na guerra entre os Estados Unidos e o México, as tropas do general Antonio López de Santa Anna são derrotadas pelas do general norte-americano Scott na batalha de Cerro Gordo.
1902 – Um terremoto destrói a cidade de Quezaltenango, a segunda mais importante da Guatemala.
1906 – Um terremoto devastador sacode São Francisco (Califórnia) e, após iniciar um grande incêndio, destrói totalmente a cidade de 400.000 habitantes.
1907 – Os Estados Unidos intervêm no conflito entre Honduras e Nicarágua, impondo a paz.
1942 – Segunda Guerra Mundial: os EUA realizam um ataque aéreo contra Tóquio.
1945 – O presidente brasileiro, Getúlio Vargas, concede anistia a todos os presos políticos.
1946 – A Sociedade das Nações é dissolvida, transferindo suas funções para a ONU.
1948 – A Democracia Cristã Italiana obtém a maioria absoluta nas eleições legislativas.
1949 – É proclamada formalmente a República da Irlanda.
1955 – Morre Albert Einstein, físico alemão nacionalizado norte-americano, autor da Teoria da Relatividad e vencedor do Prêmio Nobel de Física de 1921.
1955 – Começa a Conferência Internacional de Bandung (Indonésia), em que participam 29 países da Ásia e da África. Ttodos estavam reunidos para se lançar à guerra contra o subdesenvolvimento. Evidentemente, condenaram também o racismo e a dominação colonial.
1961 – Manifestações ocorrem na Argentina, Chile, México e Venezuela em favor do regime de Cuba e contra os Estados Unidos.
1966 – Começa a revolução cultural na China Popular.
1983 – Setenta e nove pessoas morrem, após dinamites explodirem entre as plantas da Embaixada dos Estados Unidos em Beirute.
1987 – Morre Cecil King, magnata da imprensa britânica.
1988 – Guerra Irã-Iraque: os Estados Unidos atacam as instalações petrolíferas iranianas na península de Fao, em apoio a uma ofensiva iraquianas.
1991 – Morre Gabriel Celaya, poeta e escritor espanhol.
1992 – O VI Congreso de Deputados da Rússia concorda em adotar uma nova Constituição, em que não permite ao presidente da Federação o direito de dissolver o Parlamento.
1995 – Morre Arturo Frondizi, político argentino, ex-presidente da República.
2001 – A Comissão dos Direitos Humanos da ONU condena a situação de Cuba e pede que as suas autoridades recorram à cooperação internacional para assegurar as liberdades fundamentais ao povo cubano.