No dia 17 de Março de 1834, nasceu o engenheiro alemão que revolucionou as ideias e teorias dos motores de combustão interna e aperfeiçoou a ideia do Automóvel, Gottlieb Wilhelm Daimler. Em 17 de Março de 1834 nascia, em Schorndorf, Alemanha, o futuro engenheiro que revolucionaria toda a indústria com seus motores de combustão interna melhorados e seus automóveis, Gottlieb Wilhelm Daimler, filho do padeiro Johannes Däumler (ou Daimler). Em 1863-1864, Daimler foi trabalhar na Maschinenfabrik Daniel Straub (Fábrica de Maquinário Daniel Straub), onde, além de conhecer um de seus principais amigos no ramo, Wilhelm Maybach, desenvolveu as técnicas aprendidas em suas viagens, fabricando peças, moinhos à vapor e motores de última tecnologia. Em 1872 a antiga fábrica alemã Otto und Langen se reorganizou, nomeada agora Gasmotoren-Fabrik Deutz (Fábrica Alemão de motor à gás) eles convidaram Daimler para ser o gerente de produção, já que ele havia se tornado o expert alemão nessa nova modalidade de motores. Daimler e Maybach foram trabalhar juntos na Gasmotoren-Fabrik Deutz, considerada, na época, a maior fábrica de motores do mundo. Nikolaus Otto, um dos diretores da fábrica, procurada novos diretores de produção e tecnologia, e viu tanto em Daimler e Maybach sua chance de aumentar as rendas da fábrica. Em 1876, Otto inventou um veículo de 4 rodas movido a um motor precário de combustão interna, conhecido como Otto-ciclo. A intenção de Nikolau Otto era justamente que sua invenção, principalmente o pequeno motor à pistão, substituísse os grandes motores à vapor, mesmo esta invenção ainda ser muito precária e precisar de sérios ajustes. FOi ai que Daimler e Maybach entraram no ramo que conheceríamos hoje como Automobilismo. Devido a problemas pessoais entre Otto e a dupla Daimler-Maybach, Gottlieb saiu da Gasmotoren-Fabrik Deutz, fundando sua própria fábrica de peças e motores, com seu amigo Maybach como associado. Assim, em 1889, Daimler e Maybach, recriando o motor inventado por Otto do zero, construíram a máquina considerada o primeiro automóvel, intitulado “Stahlradwagen”. Assim começou uma das grandes invenções de fins do século XIX, que mudaria o mundo para sempre, o carro.
Veja mais fatos históricos nesse dia:
45 a.C. – Em sua última vitória, Júlio César derrota a última resistência da facção conservadora do senado romano (os Optimates) na batalha de Munda;
1677 – Guerra Franco-Holandesa: termina o cerco de Utrecht, com o exército francês batendo em retirada e cruzando o rio Reno.
1805 – A República Italiana, com Napoleão como presidente, torna-se o Reino da Itália, com Napoleão como Rei;
1808 – Portugal dá ultimato aos governantes de Buenos Aires. É o começo do conflito pela Província Cisplatina;
1008 – Motim de Aranjuez: início da revolta popular contra o rei Carlos IV, liderada pelo seu filho, Fernando VII;
1845 – É inventado o elástico;
1855 – Fundação de Aracaju, capital do estado brasileiro de Sergipe.
1861 – A Itália torna-se uma nação unida;
1901 – Uma exibição de 71 quadros de Vincent van Gogh em Paris, onze anos após sua morte, causa grande sensação;
1905 – Albert Einstein envia à revista Analen der Physik o primeiro de seus revolucionários artigos sobre Física;
1939 – É assinado o Pacto Ibérico por Francisco Franco (Espanha) e António de Oliveira Salazar (Portugal)
1948 – Benelux, França e o Reino Unido assinam o Tratado de Bruxelas, um precursor da OTAN;
1950 – Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Berkeley anunciam a criação do elemento químico 98, que eles chamam de “Californium”;
1959 – Tenzin Gyatso, o 14º Dalai Lama, foge do Tibete e exila-se na Índia;
1969 – Golda Meir torna-se Primeira-Ministra de Israel;
1992 – Atentado terrorista contra a Embaixada de Israel em Buenos Aires, Argentina mata 29 pessoas e fere 242;
1999 – O Comitê Olímpico Internacional (COI) devido a um processo interno de corrupção, atravessa uma das crises mais graves de sua história e exclui seis de seus membros. No entanto, reitera sua confiança no presidente da instituição, Juan Antonio Samaranch.