No dia 17 de Agosto de 1945, foi publicado pela primeira vez um dos livros mais importantes da carreira do grande escritor George Orwell, “A Revolução dos Bichos” (cujo nome original é “Animal Farm”) A Revolução dos Bichos é um romance satírico do escritor inglês George Orwell, publicado no Reino Unido em 17 de agosto de 1945 e apontado pela revista americana Time entre os cem melhores da língua inglesa. A sátira feita pelo livro à União Soviética comunista obteve o 31º lugar na lista dos melhores romances do século XX organizada pela Modern Library List. O livro narra uma história de corrupção e traição e recorre a figuras de animais para retratar as fraquezas humanas e demolir o “paraíso comunista” proposto pela Rússia na época de Stalin. A revolta dos animais da fazenda contra os humanos é liderada pelos porcos Bola-de-Neve (Snowball) e Napoleão (Napoleon). Os animais tentam criar uma sociedade utópica, porém Napoleão, seduzido pelo poder, afasta Bola-de-Neve e estabelece uma ditadura tão corrupta quanto a sociedade de humanos. Para o autor, um socialista democrático e membro do Partido Trabalhista Independente por muitos anos, a obra é uma sátira à política stalinista que, segundo sua ótica, teria traído os princípios da revolução russa de 1917.
Receba as informações do Ronda Policial no seu whatsapp de forma rápida e prática clicando aqui!!!
1909 – Morre no Rio de Janeiro o escritor Euclides da Cunha, em confronto armado com o aspirante Dilermando de Assis.
1945 – Em discurso transmitido pelo rádio, o imperador Hirohito anuncia o fim da guerra – o Japão suspendera as hostilidades.
1950 – A princesa Elizabeth, herdeira do trono britânico, dá à luz uma menina, Anne.
1961 – França, Reino Unido e EUA fazem protesto formal à URSS contra o fechamento da fronteira entre Berlim oriental e ocidental.
1967 – O cardeal Amleto Cicognani entrega ao santuário de Nossa Senhora Aparecida a rosa de ouro enviada pelo papa Paulo VI.
1969 – O governo federal cria a Companha de Pesquisa de Recursos Minerais.
1970 – São Paulo sedia a primeira Bienal Internacional do Livro, da qual participam cerca de 500 editoras, de 23 países.
1974 – O Brasil e a a República Popular da China restabelecem relações diplomáticas.
1994 – O terrorista conhecido como Carlos o Chacal, preso no Sudão, é extraditado para a França.