No dia 16 de Janeiro de 1938 nascia, no Rio de Janeiro, José Eugênio Soares, mais conhecido como Jô Soares! Até à adolescência viveu nos Estados Unidos e na Europa. Voltou ao Brasil quando o seu pai perdeu todo o dinheiro na Bolsa de Valores. Com a idade de 18 anos, José ingressou no Instituto Rio Branco, para seguir carreira diplomática. Sempre divertido, de humor rápido e inteligente, o jovem gostava de entreter seus colegas com casos e piadas. A estréia de Jô Soares na vida artística aconteceu no filme “O Homem do Sputnik”, chanchado de Carlos Manga. Na televisão, a convite de Adolfo Celi, começou escrevendo textos de teleteatro e eventualmente atuando no programa “TV Mistério”, da TV Rio. Tornou-se roteirista do programa Câmera Um, da TV Tupi. A carreira de Jô Soares foi destaque em vários jornais, incluindo o jornal americano “The New York Times”. Com o título de “O showman do renascimento brasileiro não pode ser contido num “talk show’”, Larry Rohter discorre sobre a carreira do multitarefas Jô, lembrando seu sucesso na TV como comediante, durante a ditadura militar, e os “talk shows” que fez depois, nos moldes americanos.
1547 – Ivã IV, o Terrível, é coroado primeiro czar da Rússia. Seu notório reino foi marcado pela execução de mais de três mil pessoas.
1794 – Morre Edward Gibbon, historiador inglês.
1861 – É implantada a comunicação telegráfica submarina entre a península Ibérica e as ilhas Baleares.
1862 – Publicado o livro A Vida de Jesus, de Ernesto Renan.
1902 – A Alemanha obtém a concessão para construir a ferrovia Konia-Bagdá, no Império Otomano.
1906 – Começa a Conferência de Algeciras, sobre o destino de Marrocos, entre Espanha, França, Alemanha e Inglaterra.
1908 – Grandes conflitos de operários em Chicago, nos Estados Unidos.
1911 – Nasce Eduardo Frei, presidente do Chile.
1914 – O escritor russo Máximo Gorki é autorizado a voltar ao seu país, após oito anos de exílio.
1919 – A Assembléia Constituinte da Polônia confirma Ignacy Jan Paderewsky como ChRedação Terra do Governo.
1941 – II Guerra Mundial: iniciam os ataques aéreos alemães à Malta, sendo o começo da guerra no Mediterrâneo.
1947 – Vincent Auriol é eleito presidente da França, o quinto presidente da Quarta República.
1950 – Morre Gustav Krupp, industrial e financeiro alemão.
1956 – O Islamismo se converte como religião oficial do Egito, por mandato constitucional.
1957 – Inaugurada a casa noturna The Cavern Club, em Liverpool, na Inglaterra. Foi no local que os Beatles iniciaram sua carreira artística.
1963 – Morre Gilardo Gilardi, compositor argentino.
1969 – O estudante Jan Palach coloca fogo em si mesmo e morre na praça Wenzel, de Praga, em protesto pela ocupação soviética na Checoslováquia e a abolição das liberdades individuais.
1970 – O coronel Muammar Kadafi torna-se primeiro-ministro da Líbia. Ele lidera um golpe militar que derruba a monarquia pró-Ocidente.
1975 – É firmado em Lisboa o acordo para a independência de Angola.
1979 – O xá do Irã deixa o país ao ser expulso pelo Aiatolá Khomeini.
1979 – Um terremoto medindo 7,0 graus na escala Richter, atinge o Irã, resultando em centenas de mortos.
1980 – O ex-Beatle Paul McCartney é preso em Tóquio, no Japão, acusado de porte de maconha. Dez dias depois, foi solto e extraditado do país.
1984 – Por seu disco Thriller, o cantor Michael Jackson recebe sete prêmios na American Music Awards.
1989 – O Conselho de Segurança da ONU aprova por unanimidade o plano para a independência da Namíbia, pedindo ao Governo da África do Sul que reduza sua presença militar nesse território.
1991 – Forças aliadas, lideradas pelos Estados Unidos, iniciam uma ofensiva militar contra o Iraque. É o começo da Guerra do Golfo.
1992 – Oficiais do governo de El Salvador e líderes rebeldes assinam um pacto de paz, encerrando a guerra civil no país que durara 12 anos.
1998 – A indústria do tabaco chega a um acordo de US$ 15 bilhões com o estado de Texas como compensação pelos danos à saúde causados pelo fumo.