No dia 15 de Julho de 1099, Jerusalém, depois de um cerco de mais de um mês, é tomada pelos exércitos cristãos comandados por Godofredo de Bulhões e Raimundo IV de Tolouse. O cerco de Jerusalém ocorreu durante a Primeira Cruzada, de 7 de junho a 15 de julho de 1099, opondo os cruzados à cidade de Jerusalém, sob o domínio do Califado Fatímida. Com a conquista de Jerusalém, a cruzada cumpriu os seus objetivos e foi estabelecido o Reino Latino de Jerusalém, que permaneceria uma entidade geopolítica na Palestina durante quase dois séculos.
1240 — O exército de Novgorod liderado por Alexandre Nevsky derrota os suecos na batalha de Neva.
1410 — Batalha de Grunwald: as forças aliadas do Reino da Polônia e do Grão-Ducado da Lituânia derrotam o exército da Ordem Teutónica.
1482 — Muhammed XII az-Zughbi, mais conhecido como Boabdil é proclamado o 22º rei nasrida de Granada, substituindo o seu pai Abu al-Hasan Ali (Mulay Hasan ou Mulhacén) após combates nas ruas de Granada. Será o último monarca muçulmano da península Ibérica, reinando até 1492 com um interregno.
1799 — É encontrada a Pedra de Roseta na localidade egípcia de Roseta, por Pierre-François Bouchard, um oficial francês.
1826 — Ocorre o congresso pan-americano no Panamá, sob auspícios de Simón Bolívar, que tinha por objetivo unificar os novos Estados americanos.
1917 — É fundado o Uberaba Sport Club.
1918 — Primeira Guerra Mundial: início da Segunda Batalha do Marne, a última ofensiva alemã na frente ocidental. Os exércitos alemães são derrotados ao tentar tomar Paris.
1975 — Os Estados Unidos e a União Soviética iniciam missão conjunta Apollo-Soyuz (ASTP).
1983 — Massacre de Orly: um atentado bombista levado a cabo pela organização arménia ASALA provoca 8 mortos e 55 feridos num balcão de check-in da Turkish Airlines no aeroporto de Orly, em Paris.
1988 — Naufrágio do barco Correio de Arari, no Pará, Brasil, mata 58 pessoas.
2011 — Harry Potter e as Relíquias da Morte: É lançado o último filme da saga Harry Potter.