No dia 15 de Abril de 1912, ocorreu um dos maiores desastres do século XX, o naufrágio do RMS Titanic, o maior navio transatlântico já construído. O recém-construído Titanic, a nau capitânia de 52 mil toneladas da White Star Line, era o maior navio do mundo quando deixou o porto de Southampton, no sul da Inglaterra, em sua viagem inaugural com destino a Nova York, no dia 10 de Abril de 1912. O navio e seus passageiros nunca chegariam ao destino final. Durante a madrugada do dia 14 de Abril, as 23:40, o Titanic sofreria um grande acidente. Ele se chocou contra um grande iceberg, a todo vapor. Esse choque abriu uma grande rachadura na lateral do transatlântico, causando a inundação de vários compartimentos a prova d’água, que tecnicamente o tornavam “inafundável”. Depois de 2 horas e 40 minutos de pânico crescente, a popa do Titanic se ergueu acima da linha d’água, a um ângulo de 65 graus, deslizando para as profundezas do gelado Atlântico Norte, sendo sua proa a primeira parte a afunda totalmente. Esse ângulo de levantamento, juntamente com peso do navio e da água entrando em seus compartimentos, fez com que o navio quebrasse ao meio. A Popa do Titanic (a parte que havia se levantado) demorou alguns minutos para afundar. Seus 20 botes salva-vidas conseguiram transportar apenas metade do total de 2.200 passageiros e tripulantes. Os que não conseguiram entrar nos botes se encontraram cara a cara com a morte certa, ou pelo afogamento ou pela hipotermia. Na manhã do dia 15 de Abril, o navio Carpathia resgatou 705 sobreviventes do Titanic, porém 1.517 pessoas, entre elas o capitão do Titanic, Edward Smith, afundaram com o gigantesco navio. A tripulação de um outro navio que estava nas imediações do local do acidente foi criticada, depois, por ter confundido os foguetes de sinalização do Titanic com fogos de artifício e que os passageiros do Titanic possivelmente estivessem festejando. Entre a maioria dos mortos nesse desastre, encontravam-se os membros dos alojamentos inferiores do navio, a “2ª” e “3ª” classes, em sua maioria imigrantes indo começar uma nova vida nos Estados Unidos. Em 1985, uma expedição franco-estadunidense liderada por Robert Ballard encontrou os destroços do Titanic, à 4 quilômetros de profundidade. Desde então, milhares de objetos foram recuperados do local do naufrágio, que já foram temas de diversas fotografias e filmes.
1874 – Primeira exposição impressionista, que marca o início da arte moderna.
1905 – Início do I Congresso Operário no Rio de Janeiro.
1959 – Fidel Castro, começa por Washington um giro de onze dias pelo leste dos EUA e Canadá para divulgar os objetivos da revolução cubana.
1961 – Bases cubanas são bombardeadas e o o chanceler Raúl Roa diz que os ataques prenunciam uma invasão planejada pelos EUA.
1964 – O general Humberto Castelo Branco assume a presidência da república.
1967 – Totó, cômico de cinema italiano, morre aos 69 anos em Roma.
1975 – Lutas entre cristãos e muçulmanos em Beirute causam uma centena de mortes após três dias de bombardeios.
1976 – Estudantes protestam em Paris contra modificações nos currículos universitários.
1982 – Justiça egípcia executa assassinos do ex-presidente do Anwar al-Sadat.
1985 – África do Sul permite casamento inter-racial.
1990 – Morre Greta Garbo, a enigmática estrela sueca do cinema
1993 – Um carro-bomba explode diante da embaixada do Brasil em Bogotá.
1994 – EUA decidem suspender os voos de patrulha sobre a zona de exclusão, no Iraque, para reavaliar seu próprio sistema de segurança.
1996 – Brasil e Portugal assinam em um acordo de isenção de vistos que facilita a entrada de brasileiros em Portugal.
2002 – Um Boeing 767 da Air China bate em montanha, com 166 passageiros. Cerca de 38 pessoas sobreviveram ao acidente, inclusive o piloto.