No dia 14 de novembro de 1851 um dos livros clássicos da literatura, Moby Dick, era publicado nos Estados Unidos. Escrito pelo norte-americano Herman Melville, inicialmente, a obra foi publicada em três volumes com o título de A Baleia (The Whale) e não foi bem aceita pelo público e pela crítica. A história trágica é sobre o confronto entre a tripulação de um navio e Moby Dick, uma baleia cachalote que aterroriza os mares. Ismael, um veterano do mar, entra no ramo da pesca baleira junto com seu melhor amigo, Queequeg, de olho nos lucros deste rentável negócio. Ambos viajam para uma aventura no navio The Pequod, do louco capitão Ahab, que tem um objetivo pessoal: matar Moby Dick, que arrancou sua perna. Este confronto entre o ser humano e o animal é recheado de lições filosóficas relacionadas à ambição. O início do livro também se tornou muito popular: “Me chame de Ismael”. Autor da clássica história, Melville morreu em 1821, esquecido pelo universo literário. Em 1865, ele abandonou a atividade de escritor, pois já não ganhava dinheiro suficiente para pagar as contas. Arranjou um emprego de inspetor de alfândega, profissão em que ficou durante 20 anos. Apenas na década de 1920 suas obras foram redescobertas, entre elas Moby Dick, que se tornaria um marco nas escolas de literatura dos EUA. O romance foi inspirado no naufrágio do navio Essex, comandado pelo capitão George Pollard, que afundou após ser atingido por uma baleia em 1823. O livro, por sua vez, foi adaptado para uma série de desenho animado e filmes no cinema, em que Moby Dick ficou eternizada como “a baleia assassina”.
765 – Nasce Robert Fulton, construtor do primeiro barco a vapor comercial.
1776 – Nasce Henri Dutrochet, descobridor do processo de osmose.
1840 – Nasce Claude Oscar Monet, pintor francês.
1889 – A jornalista Nellie Bly começa, com carros e aviões, sua viagem ao redor do mundo que dura cerca de 80 dias.
1889 – Nasce Jawaharlal Nehru, que se tornaria primeiro-ministro da Índia.
1900 – Dr. Landsteiner, um cientista austríaco, descobre que existem diferentes tipos de sangue e os classifica como A, B e C.
1904 – A Escola Militar do Rio de Janeiro adere à revolta popular contra a vacinação obrigatória para a prevenção da varíola.
1906 – Em 130 anos, o norte-americano Theodore Roosevelt visita o Panamá e passa a ser o primeiro presidente norte-americano a visitar um país estrangeiro.
1913 – Publicação do primeiro volume da obra de Marcel Proust Em Busca do Tempo Perdido.
1918 – Tomas Massarick é eleito o primeiro presidente da Checoslováquia, país recém-formado que fora constituído por checos e eslovacos.
1922 – Diversos tremores de terra provocam a morte de mais de duas mil pessoas no Chile.
1925 – A primeira exposição de pinturas surrealistas é aberta na Galeria Pierre Loeb, em Paris.
1930 – É criado o Ministério da Educação no Brasil.
1936 – O governo alemão declara nulo o tratado de Versalles.
1940 – Segunda Guerra Mundial: a aviação alemã destrói Coventry, no Reino Unido.
1949 – A convenção estadual do PTB lança a candidatura de Getúlio Vargas à Presidência da República.
1959 – Termina greve dos trabalhadores dos coletivos em São Paulo, a mais longa do ano.
1960 – Cuba se retira do Banco Mundial.
1972 – Pela primeira vez, o índice da bolsa de valores norte-americana Dow Jones ultrapassa os 1000 pontos fechando em 1003,16.
1975 – O Programa Nacional do Álcool é lançado para estimular o consumo do produto no Brasil.
1975 – É firmada a declaração de Madrid, entre Espanha, Marrocos e Mauritânia, na qual a Espanha abandona o Saara.
1979 – Após sete anos de proibição da censura, o filme O último tango em Paris, de Bernardo Bertolucci, é liberado sem cortes.
1982 – Realizada a primeira eleição legislativa no Brasil após 20 anos de regime militar.
1988 – O brasileiro João Baena Soares é reeleito por unanimidade, secretário geral da OEA.
1990 – Alemanha e Polônia fecham o tratado que fixa a linha Oder-Neisse como divisória entre os países.
1994 – O palmeirense Robson Arten, de 26 anos, morre atropelado durante um conflito entre torcedores palmeirenses e corintianos que saíam de um jogo no Morumbi, em São Paulo.
1999 – Morre o compositor e sambista carioca Zé Kéti.