No dia 14 de julho de 1933 o Partido Nazista Alemão aprovou a chamada lei para a prevenção da ascendência com doenças hereditárias, que estabelecia um sistema estatal de extermínio de milhões de pessoas. Esta lei foi criada por três figuras importantes do movimento de limpeza racial: os eugenistas e genetistas Ernst Rüdin e Arthur Gütt e o advogado Falk Ruttke. Eles foram nomeados pelo partido comunista para redigir uma lei que permitisse que a sociedade descartasse os cidadãos “problemáticos”. O partido acreditava que os doentes mentais afligiam toda a sociedade e que eram um estorvo para a construção de uma Alemanha forte, saudável e pura. O resultado perverso dessa política foi a chamada solução final, ou seja, os campos de extermínio na Europa controlada pelos nazistas, onde milhares de pessoas foram mortas por conta do programa T4. As vítimas foram judeus, comunistas, ciganos, homossexuais e doentes mentais.
1789 – Populares organizam uma revolta e derrubam a Bastilha, em Paris. O fato é o início simbólico da Revolução Francesa.
1816 – Morre Francisco de Miranda, precurssor da independência da Venezuela.
1881 – É assassinado o legendário pistoleiro norte-americano Billy “El Niño”.
1893 – O general José Santos Zelaya se proclama ditador da Nicarágua.
1918 – Nasce Ingmar Bergman, diretor sueco de cinema e teatro.
1928 – Nasce o guerrilheiro Ernesto Che Guevara.
1958 – Em uma revolução no Iraque, é assassinado o rei Faisal II. A morte do monarca foi o ápice de um golpe de Estado dirigido por Karim Kassem.
1965 – A Junta Militar do Equador impõe a lei marcial em Guaiaquil. Estudantes do país promovem revoltas contra a imposição.
1972 – Morre o escritor mexicano Emílio Abreu Gómez.
1979 – É aprovada uma nova constituição no Peru. O documento propunha uma democratização imediata do país.
1982 – Termina a guerra entre Argentina e Reino Unido pelas Ilhas Malvinas. O conflito foi encerrado após a rendição do exército argentino.
1990 – É eleito o novo Secretariado do Partido Comunista da URSS, liderado por Mijail Gorbachov.
1997 – Milhões de pessoas saem às ruas da Espanha para protestar contra a violência do grupo separatista ETA. Os terroristas haviam assassinado o conselheiro Miguel Angel Blanco. Foi a maior manifestação popular já registrada no país.
1998 – Morre Richard McDonald, empresário norte-americano que criou a rede de restaurantes Mc Donald’s, a maior do mundo.
1999 – Argentina e Reino Unido firmam, em Londres, um acordo que permite o acesso de argentinos às Ilhas Malvinas. Este foi um grande passo para a normalização das relações entre os dois países, que se enfrentavam desde a década de 80 pela soberania do arquipélago.
2000 – Um júri de Miami autoriza o pagamento de uma indenização milionária a fumantes da Flórida por parte das fabricantes de cigarro. A sentença obribava os fabricantes a pagar US$ 145 milhões aos fumantes lesados pelo uso do cigarro. As indústrias tabagistas recorreram.