No dia 13 de dezembro de 2003, o então ex-ditador do Iraque, Saddam Hussein, era capturado pela coalização liderada pelos Estados Unidos e Reino Unido que havia invadido o país. Ele era procurado fazia nove meses e foi encontrado dentro de um esconderijo subterrâneo em Al Daur, a 15 km ao sul de Tikrit, sua cidade natal. O ex-líder não ofereceu resistência e apresentava uma longa barba. O Partido Baath, de Saddam, foi dissolvido e um governo transitório foi montado para que país adotasse um sistema político democrático. Após sua captura, Saddam foi julgado no dia 5 de novembro de 2006 e considerado culpado pelo assassinato de 148 xiitas iraquianos, em 1982. Como punição, o ex-ditador e foi condenado à morte por enforcamento. A execução aconteceu no dia 30 de dezembro de 2006. Saddam Hussein foi presidente do Iraque entre 1979 e 2003, ano em que foi deposto do poder após a invasão do país. Forças do ocidente invadiram o Iraque por conta da acusação do presidente dos EUA, George W. Bush, de que o líder iraquiano possuía armas de destruição em massa e tinha ligações com a Al-Qaeda. Depois dos atentados de 11 de setembro de 2011, o regime de Hussein se transformou em um dos objetivos prioritários do governo dos Estados Unidos. Após liquidar o regime Talibã, no Afeganistão, os Estados Unidos direcionaram seu arsenal bélico para Bagdá, e Hussein deveria aceitar o retorno dos inspetores da ONU. No entando, apesar da relativa cooperação de Hussein, no dia 20 de março de 2003, os Estados Unidos deram início a um ataque ao território iraquiano, fora das resoluções da ONU e que recebeu oposição da opinião pública internacional. Em 9 de abril de 2003, foi tomada a capital iraquiana e com ela o regime de Hussein.
Saddam Hussein foi enforcado em 30 de dezembro de 2006, aos 69 anos.
1466 – Morre o pintor Donato di Niccolo di Bette Bardi, o Donatello.
1501 – É descoberta por André Gonçalves e Américo Vespúcio a baía a de Santa Luzia, hoje Vitória, no Espírito Santo.
1577 – Sir Francis Drake inicia sua viagem ao redor do mundo. Ele foi o primeiro navegante inglês a circunavegar o globo.
1642 – Abel Tasman, navegador da Companhia das Índias Orientais Holandesas, descobre a Nova Zelândia.
1838 – Eclode no Maranhão a Revolta dos Balaios. Sua maior liderança foi Manoel Francisco dos Anjos Ferreira.
1916 – Nasce o militar e político Liber Seregni, defensor do sistema democrático no país.
1928 – O presidente eleito dos Estados Unidos, Herbert Hoover, visita a Argentina.
1937 – Tropas japonesas invadem a cidade chinesa de Nanking e, nas seis semanas seguintes, matam aproximadamente 200 mil chineses.
1944 – Um piloto camicase japonês atinge o cruzeiro norte-americano Nashville, matando 138 pessoas.
1946 – É fechado o acordo entre Argentina e Chile, em que os países comprometem-se a reduzir suas barreiras aduaneiras.
1958 – É recusada nas Nações Unidas uma moção sobre o direito de independência da Argélia.
1958 – É lançado nos Estados Unidos o foguete Júpiter, com um macaco a bordo.
1959 – O arcebispo Makarios é eleito presidente do Chipre.
1967 – É lançada em órbita solar a Pioneer 8.
1968 – O presidente Costa e Silva assina o Ato Institucional nº 5, que deu a ele poderes absolutos e suspendeu garantias constitucionais. O Congresso Nacional é fechado.
1970 – Um incêndio provocado por um curto-circuito mata 17 operários na Volkswagen de São Bernardo do Campo, em São Paulo.
1981 – O governo comunista polonês decreta a Lei Marcial, que declara ilegal o movimento de Solidariedade liderado por Lech Walesa.
1982 – Um terremoto no Iêmen resulta em 3 mil mortos e 2 mil feridos.
1983 – O civil Turgut Ozal torna-se o primeiro-ministro da Turquia após três anos de liderança militar no país.
1991 – Os presidentes dos países da América Central aprovam em Tegucicalpa a criação do Sistema de Integração da América Central.
1994 – Paulo César Farias é condenado por falsidade ideológica. Ex-tesoureiro da campanha presidencial de Fernando Collor, PC abriu e movimentou contas fantasmas.
1996 – Depois de dez horas de discussão, os países-membros da União Européia chegam a um acordo sobre o Pacto de Estabilidade. Ele define as regras econômicas para que a moeda comum tenha credibilidade a partir de 1999.
1996 – O papa João Paulo II e o patriarca dos cristãos armênios, Kerekin I, assinam documento no Vaticano, que coloca fim a uma divisão de 1,5 mil anos.
1998 – Porto Rico recusa a opção de se tornar um Estado norte-americano.