No dia 13 de Abril de 1999 o médico americano, Jack Kevorkian, conhecido como Doutor Morte, foi condenado a 25 anos de prisão. Ele foi acusado de praticar a eutanásia em 130 pacientes terminais. Jack Kevorkian, conhecido popularmente como “Dr. Morte”, nasceu em 26 de maio de 1928, em Detroit, Estados Unidos. Ele concluiu seus estudos em 1952, tornando-se médico patologista; seguindo tal ofício até o fim da década de 1970, quando também teve a oportunidade de trabalhar como chefe dessa área, no Hospital Geral de Saratoga, nesta mesma cidade. Na madrugada de três de junho de 2011, aos 83 anos, na região de Detroit, Jack Kevorkian veio a óbito, no William Beaumnt, hospital da sua cidade natal; em consequência do alojamento de um coágulo em seu coração. Ele estava internado ali há cerca de um mês, em decorrência, principalmente, de problemas renais e complicações do diabetes. No dia 28 de outubro de 2011, sua máquina de suicídio foi a leilão em Nova York por mais de US$ 200 mil. Alguns acreditam que Jack Kevorkian se trata de um criminoso. Por outro, é considerado uma pessoa sensível à situação de pessoas que se encontravam em condições extremas – ideia reforçada pelo fato de ele nunca haver cobrado por tal assistência. De qualquer forma, suas atitudes nos convidam a refletir sobre questões que desafiam a medicina, a bioética, as leis, as religiões, a filosofia, a ciência, e a sociedade como um todo; uma vez que envolvem questões de grande sofrimento físico e psíquico, fatores econômicos, dentre outros aspectos de grande relevância.
1742 – É feita a primeira interpretação de O Messias, de Haendel, em Dublin.
1743 – Nasce Thomas Jefferson, terceiro presidente dos Estados Unidos.
1813 – A Assembléia Geral Constituinte do Rio da Plata decreta um novo cunho para a moeda, sustituindo os bustos dos reis da Espanha pelas armas das Províncias Unidas do Rio da Plata.
1813 – O general José Gervasio Artigas envia a Buenos Aires suas famosas Instruções, um programa que representava uma interpretação do movimento revolucionário que queria a independência da América.
1829 – O Parlamento Inglês concede liberdade religiosa aos católicos.
1831 – O imperador do Brasil, Dom Pedro I, embarca em uma viagem para a Europa, após firmar sua abdicação ao trono brasileiro.
1849 – É proclamada a República da Hungria.
1865 – As tropas paraguaias ocupam a região de Corrientes, na Argentina, por ordem do presidente Francisco Solano López.
1917 – O Brasil confisca navios alemães ancorados em seus portos.
1919 – O exército britânico destrói uma cidade sagrada da Índia e executa pessoas que protestavam contra as novas leis impostas pelo império.
1924 – Nasce Stanley Donen, cineasta norte-americano.
1941 – Durante a Segunda Guerra Mundial, o Japão e a União Soviética assinam um pacto de não agressão.
1943 – O presidente Franklin Roosevelt inaugura o Jefferson Memorial, onde são enterrados os presidentes dos Estados Unidos.
1943 – É descoberta, em Katyn (URSS), uma fossa com cadáveres de 4 mil oficiais poloneses executados pelos russos que faziam parte dos prisioneros de 1939.
1944 – O governo da Carolina do Sul ignora o direito ao voto dos negros, apesar de uma sentença do Tribunal Supremo dos EUA dando este direito.
1949 – Iniciam-se os diálogos de paz entre comunistas e nacionalistas chineses.
1964 – Sidney Poitier torna-se o primeiro negro a receber o Oscar de melhor ator, por Lilies of the Field.
1975 – Começa a guerra civil no Líbano, que durou 15 anos.
1980 – Um raio atinge um avião no Brasil, causando a morte de 54 pessoas.
1984 – A moeda boliviana desvaloriza-se 300% em relação ao dólar.
1986 – O Papa João Paulo II visita uma sinagoga em Roma, primeira visita papal registrada à uma sinagoga.
1986 – O circuito automobilístico de Jerez de la Frontera (em Cádiz) é inaugurado, com a disputa de um Grande Prêmio de Fórmula 1. O vencedor da corrida é o brasileiro Ayrton Senna.
1998 – Nasce na Escócia a ovelha Bonnie, a primeira cria de Dolly, a ovelha clonada.
1998 – Os dez seqüestradores do empresário Abílio Diniz entram em greve de fome, exigindo que os estrangeiros fossem expulsos do país, e que o único brasileiro pudesse cumprir a pena em liberdade. Em 1999, os estrangeiros foram extraditados para suas terras-natais e o brasileiro, transferido para o Ceará, onde conseguiu a condicional.
1999 – O médico americano, Jack Kevorkian, conhecido como Doutor Morte, é condenado a 25 anos de prisão. Ele foi acusado de praticar a eutanásia em 130 pacientes terminais.