No dia 11 de Fevereiro de 1847 nascia Thomas Alva Edison! um importante inventor e homem de negócios dos Estados Unidos! ele realizou com sucesso sua experiência com a Pipa e a chave! E através dela o desenvolvimento da eletricidade e a criação de suas mais importantes invenções: o fonógrafo (primeiro aparelho capaz de gravar e reproduzir sons), a lâmpada incandescente (primeira forma de geração de luz a partir de energia elétrica), e em parceria com J.P. Morgan, fundou a General Electric (famosa empresa transnacional de eletrodomésticos). É considerado como uma das mais importantes mentes inventoras do século XX, com mais de mil patentes, o que significou uma transformação na atividade de inventar, desde um simples entretenimento à criação de uma empresa. É importante mencionar também que Edison contava com um volume elevado de engenheiros muito notáveis trabalhando para sua companhia, o que nos indica que muitas dessas invenções foram só assinadas por ele, mas inspiradas por outros. Thomas Alva Edison nasceu em Ohio. Seu pai era marceneiro e negociante, o que incentivou o espírito empreendedor de Edison. Era rebelde na escola, o que fez com que tivesse uma educação doméstica e aprendesse o que realmente lhe interessava, as ciências. Mais tarde, inventou uma máquina de votação, porém, sem obter sucesso com a invenção. Só estabeleceu-se financeiramente quando criou o indicador automático de cotações de bolsa de valores. Esse foi seu primeiro invento patenteado, em 1868. Em 1877, aperfeiçoou o microfone de carvão, determinante para as futuras transmissões estrônicas. Em 1878, inventou o fonógrafo, aparelho que reproduziu sons e que evoliu para o toca discos. Em 1879, produziu as lâmpada incandescente, sendo suas pesquisas custeadas pela Edison Eletric Company. A lâmpada era constituída por um filamento de carvão e mantido em seu interior. Em 1888, é fundada um dos maiores conglomerados do mundo, a Edison General Eletric. Edison investiu em outros inventos: câmara cinetoscópica, motores a válvula de rádio, contribuiu para o melhoramento de navios pequenos usados na 1° guerra mundial. Foi eleito membro da Academia Nacional de Ciências, em 1927. Registrou mais de 2000 patentes. Morreu em 1931 e encontra-se sepultado no Edison National Historic Site, no condado de Essex, em Nova Jersey.
1650 – Morre René Descartes, filósofo e matemático francês.
1774 – O Gabinete inglês comunica ao governo espanhol sua intenção de retirar todas as tropas das ilhas Malvinas que aconteceria no dia 22 de maio.
1814 – Buenos Aires declara José Gervasio Artigas traidor da pátria e oferece 6 mil pesos por sua cabeça.
1847 – Nasce Thomas Alva Edison, físico e inventor norte-americano.
1852 – O ditador João Manuel Rosas, presidente da Argentina, é derrotado na batalha de Monte Caseros, diante das tropas do general Justo José de Urquiza, reforçadas por 25 mil soldados brasileiros.
1895 – Os Estados Unidos estabelecem que as ilhas do Hawai fazem parte do território.
1909 – Nasce Joseph Leo Mankiewicz, cineasta norte-americano.
1916 – Primeira Guerra Mundial: Guillermo II ordena a intensificação da ofensiva submarina.
1917 – Falece Oswaldo Cruz, médico e sanitarista que foi uma das figuras mais importantes no desenvolvimento da saúde pública no Brasil.
1919 – A Alemanha elege seu primeiro presidente da República: Friedrich Ebert.
1924 – O Reino Unido reconhece o governo da URSS.
1925 – Cai o governo português.
1929 – Santa Sede e Itália firmam o Tratado de Letrán, em que se cria o Estado Pontifício e a Cidade do Vaticano.
1936 – Nasce Burt Reynolds, ator norte-americano de cinema.
1940 – Nasce Manuel Antônio Noriega, ex-presidente do Panamá.
1941 – Segunda Guerra Mundial: aviões britânicos bombardeiam a cidade alemanha de Hannover.
1943 – O general norte-americano Eisenhower toma o comando dos Exército aliados no norte da África.
1944 – Liberado, na Colômbia, o líder conservador Laureano Gómez.
1945 – Budapeste é ocupada por forças soviéticas.
1950 – O físico Klaus Fuchs é preso por espionagem. Ele era acusado de levar informações secretas sobre os estudos atômicos dos Estados Unidos para a União Soviética.
1956 – China Popular socializa as empresas privadas.
1956 – É aprovada na Bolívia a lei que dá direito ao voto aos indígenas, mulheres e militares.
1958 – O Congresso Popular chinês faz um acordo para introduzir o alfabeto latino no país.
1959 – A queda de um avião mata o cantor e compositor Buddy Holly, um dos pioneiros do rock¿n roll, e os músicos Ritchie Valens, famoso pela música La Bamba, e J.P. Big Bopper Richardson.
1962 – O presidente americano John F. Kennedy determina o fim do comércio com Cuba, estabelecendo um bloqueio político e econômico.
1964 – Os Beatles realizam seu primeiro concerto ao vivo nos Estados Unidos, em Washington.
1970 – O Japão torna-se o quarto país a colocar um satélite em órbita.
1973 – Emerson Fittipaldi, correndo pela Lotus, vence o Grande Prêmio de Fórmula 1, disputado em São Paulo.
1973 – As últimas unidades americanas de combate se retiram do Vietnã do Sul.
1975 – Margaret Thatcher é eleita presidenta do Partido Conservador Britânico.
1978 – A China anuncia o fim de 10 anos de proibição da leitura de 70 renomados escritores internacionais como Platão, Charles Dickens, William Shakespeare e Victor Hugo.
1979 – O primeiro ministro iraniano, Dr. Shahpur Bakhtiar, renuncia após dois dias de manifestações nas ruas de Teerã.
1984 – O ônibus espacial Challenger aterrisa na Terra, após onze días de permanência no espaço.
1986 – Numa troca de prisioneiros políticos entre o Ocidente e a União Soviética, Nathan Anatoly Scharansky recebe permissão para emigrar da Rússia. Ele é hoje um dos principais líderes políticos do estado de Israel.
1989 – Kabul, capital do Afeganistão, permanece sitiada durante a saída dos soldados soviéticos da cidade.
1990 – Nelson Mandela, líder do Congresso Nacional Africano da àfrica do Sul, sai da prisão, após 27 anos de cárcere.
1991 – O Pasquim, uma publicação que atacava com humor a ditadura militar no Brasil, deixa de circular.
1993 – O ex-primeiro ministro italiano Bettino Craxi renuncia ao cargo de líder do Partido Socialista, após sofrer acusações de corrupção.
1994 – Morre William Conrad, ator norte-americano.
1998 – O Rei da Espanha e o presidente filipino, Fidel Ramos, inauguram os atos comemorativos do Centenário da declaração de independência das Filipinas.
2000 – O ministro da Irlanda do Norte, Peter Mandelson, suspende o governo e a Assembléia, 72 dias após sua fundação.