No dia 9 de maio de 1605, quando o escritor espanhol Miguel de Cervantes Saavedra publicou a primeira parte de “O Engenhoso Fidalgo D. Quixote de la Mancha”. Em 1615 editou a segunda parte: “O Engenhoso Cavaleiro D. Quixote de la Mancha”. A maioria dos críticos literários considera-a uma obra de arte, visto que o protagonista, D. Quixote, é uma personagem atípica, cavaleiresca e cortês, mas com um toque de loucura que desmistifica as personagens literárias da sua época. O livro está escrito com uma pitada de humor e é considerado o primeiro romance moderno da história. “D. Quixote” é uma das obras mais destacadas da literatura universal e é um dos livros mais traduzidos no mundo inteiro.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
1502 – Cristóvão Colombo sai da cidade de Cádiz para realizar sua quarta viagem às Américas.
1551 – É criada a Universidade de Lima, no Peru.
1883 – Nasce José Ortega y Gasset, escritor e filósofo espanhol.
1926 – Os norte-americanos Richard E.Byrd e Floyd Bennet sobrevoam, pela primeira vez, o Pólo Norte.
1927 – A cidade de Camberra é eleita sede do governo da Austrália.
1936 – O dirigivel alemão Hindenburg realiza o vôo Frankfurt-Nova York.
1936 – Nasce Glenda Jackson, atriz britânica.
1940 – Segunda Grande Guerra Mundial: Tropas britânicas ocupam a Islândia e as ilhas Feroe.
1940 – Hitler autoriza a eutanásia na Alemanha.
1943 – Um incêndio destrói a Biblioteca Nacional do Peru.
1946 – O rei Vittorio Emmanuel III da Itália abdica em favor de seu filho Umberto II. Três semanas depois, um plebiscito decide pela implantação da República, e a família real é obrigada a deixar o país.
1950 – O ministro francês do Exterior, Robert Schuman, declara que, em cinco anos, será criada uma organização comum na Europa. Posteriormente, surgiu a Comunidade Econômica Européia.
1950 – A França convida a Alemanha para juntar-se à ela no domínio de atividades econômicas muito importantes para a Europa: o carvão e o aço.
1962 – Francisco J. Orlich Bolmarich assume a presidência da Costa Rica.
1967 – Cassius Clay, conhecido como Mohamed Alí, perde o seu título de campeão mundial de boxe nos Estados Unidos, por se negar a prestar serviço militar com risco de ir ao Vietnã.
1968 – Violentos conflitos entre polícia, operários e estudantes ocorrem em Paris, deixando mais de mil pessoas feridas.
1970 – O boxeador mexicano Vicente Saldívar conquista o título de campeão mundial de peso pluma.
1972 – O presidente norte-americano Richard Nixon ordena o bloqueio dos portos do Vietnã do Norte.
1978 – Aldo Moro é encontrado morto em Roma. Ele foi assassinado pelas Tropas Vermelhas, após três semanas de seqüestro.
1984 – O governo do Haiti proíbe qualquer tipo de atividade política que não seja do partido oficial.
1985 – Um Desfile Militar ocorre em Moscou em comemoração aos 40 anos da vitória da URSS sobre a Alemanha, na Segunda Guerra Mundial.
1989 – Cerca de 200 soldados das tropas do Panamá ocupam a Junta Nacional de Escrutínio, revoltados com a publicação dos primeiros resultados das eleições, que acabaram anuladas.
1993 – O Partido Colorado vence as primeiras eleições presidenciais e legislativas no Paraguai em 40 anos.
1995 – Na Costa Rica, o tribunal máximo da república declarou inconstitucional a obrigatoriedade do diploma de jornalista, pois impossibilita exercer um direito – a liberdade de expressão – assegurado a todos.
1996 – O escritor de novelas peruano-espanhol Mário Vargas Llosa recebe o Prêmio da Paz da Associação de Editores e Livreiros da Alemanha.
1998 – Morre Adolfo Waitzman, compositor de origem argentina.