No dia 08 de novembro de 1939, uma bomba explodia um pilar, atrás do palanque, onde Adolf Hitler havia recém terminado um discurso, em Munique. A bomba explodiu 12 minutos depois que Hitler terminou de falar. O líder nazista não se machucou, mas 7 pessoas morreram e outras 63 ficaram feridas. O autor do atentado foi Johann Georg Elser, um alemão opositor ao regime de Hitler. Ele foi preso antes mesmo de a bomba explodir, quando tentava atravessar a fronteira para a Suíça. Elser estava preso no campo de concentração de Dachau, em 1945, quando Hitler deu a ordem para a sua execução. Ele foi assassinado com um tiro, no dia 9 de abril, época em que a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial era iminente. O discurso de Hitler naquele dia 8 de novembro de 1939 era em comemoração ao 16º. aniversário da desastrosa tentativa de golpe de estado que o partido nazista planejou contra o governo da região alemã da Baviera, em 1923. O fato, que ficou conhecido como “Golpe da Cervejaria”, levou Hitler e outros seguidores para a cadeia. Hitler foi condenado a cinco anos de prisão, mas cumpriu apenas nove meses. Neste tempo, ele escreveu o livro Mein Kampf (“Minha Luta”).
1763 – Nascimento de José Bonifácio, o patriarca da independência.
1793 – É aberto ao público o museu do Louvre, em Paris.
1799 – Nascimento de Evaristo Pereira da Veiga e Barros, autor da letra do Hino da Independência do Brasil.
1799 – Executados quatro líderes da “conjuração baiana” que pregavam o fim do absolutismo no País.
1817 – O Brasil devolve a Guiana à França.
1822 – Batalha de Pirajá: primeira vitória brasileira contra portugueses.
1883 – Inicia o mandato presidencial do general Luis Bográn em Honduras.
1895 – É descoberto acidentalmente que raios X servem como ferramenta vital no diagnóstico e tratamento de doenças.
1905 – Soldados da Fortaleza de Santa Cruz, no Rio, se rebelam contra os maus-tratos e matam um major, um tenente e um sargento.
1923 – Hitler dirige a intentona conhecida como putsch de Munique.
1926 – Um tufão devasta a ilha filipina de Luzón e causa a morte de 175 pessoas.
1933 – O rei do Afeganistão, Nadir Sha é assassinado no Palácio de Cabul.
1933 – É reprimido em Cuba um movimento revolucionário para restabelecer o governo de Carlos Manuel de Céspedes.
1933 – Nasce Alain Delon, ator francês de cinema.
1934 – Morre no Rio de Janeiro o cientista Carlos Chagas, médico e sanitarista que descobriu o protozoário causador da Doença de Chagas.
1939 – Adolf Hitler sobrevive a um atentado em Munique.
1949 – Camboja obtém a sua independência.
1960 – John F. Kennedy vence por mínima diferença de votos o seu rival Richard Nixon, nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.
1965 – Nasce Matthew Biondi, nadador norte-americano vencedor de sete medalhas olímpicas.
1966 – O Papa Paulo VI autoriza uma publicação católica-protestante da Bíblia.
1969 – É implantado o Sistema de Discagem Direta à Distância (DDD) entre Porto Alegre e São Paulo.
1984 – O Congresso Nacional aprova o Estatuto da Microempresa, que beneficia em todo país estabelecimentos com até 10 empregados.
1986 – Na América do Sul, o primeiro transplante cardíaco feito em uma criança é realizado no Brasil: Karina Dal Rovere é operada aos sete anos.
1988 – O republicano George Bush é eleito presidente dos Estados Unidos.
1988 – Nas eleições presidenciais em Porto Rico triunfam o governo do partido Popular Democrático e seu candidato a reeleição, o governador Rafael Hernández.
1994 – É instalado em Haia, na Holanda, um tribunal internacional para julgar crimes de guerra ocorridos na antiga Iugoslávia.
1996 – Cerca de mil pessoas morrem na Índia por causa da passagem de um ciclone, com ventos de 200 quilômetros por hora.