No dia 08 de Junho de 632, morria em Medina (atual Arábia Saudita), Muhammad ou Maomé, um dos mais influentes líderes religiosos e políticos da história. Ele morreu nos braços de Aishah, sua terceira e favorita esposa. Nascido em Meca, em uma família de origem humilde, Maomé casou com uma viúva rica aos 25 anos e trabalhou os próximos 15 anos como um comerciante sem grande destaque. Em 610, em uma caverna no Monte Hira, no norte de Meca, ele teve uma visão, na qual escutou Deus falando, por meio do anjo Gabriel, que ele deveria ser o profeta árabe da “verdadeira religião”. Assim, teve início uma vida inteira de revelações religiosas, em que ele e outros seguidores foram registrando no Alcorão. Estas revelações forneceram as bases para a religião islâmica. Maomé se considerava o último profeta da tradição judaico-cristã e ele adotou a teologia dessas religiões mais antigas e a introdução de novas doutrinas. Seus ensinamentos também trouxeram unidade às tribos beduínas da Arábia, algo que teve consequências abrangentes para o resto do mundo. Em 622, Maomé havia conquistado um grande número de seguidores em Mecca. Contrariados com isso, líderes da cidade, que tinham interesse em manter a religião pagã, planejaram o seu assassinato. Maomé fugiu para Medina, uma cidade a 320 quilômetros ao norte de Meca, onde ele recebeu uma posição de grande poder. Ali, construiu um modelo de estado e administração teocrática que rapidamente se transformou em um império. Em 629, Maomé retornou para Meca como conquistador. Ao longo dos 2,5 anos que se passaram, diferentes tribos árabes se converteram ao islamismo. Quando ele morreu, em 8 de junho de 632, ele era o líder de todo o sul árabe e seus missionários estavam em ação no Império do Leste, Pérsia e Etiópia. No século seguinte, os sucessores e aliados de Maomé obtiveram várias conquistas, e o avanço muçulmano seguiu até 732, quando ocorreu a Batalha de Tours, na França. Nesta época, o império muçulmano, entre um dos maiores já visto no mundo, se estendeu da Índia para todo o Oriente Médio, norte da África e península ibéria. A disseminação do Islã continou depois do fim da conquista árabe e muitas culturas na África e na Ásia adotaram esta religião. Atualmente, o Islamismo é a segunda maior religião do mundo.
632 – Morre Maomé, fundador e profeta do Islamismo.
1692 – Motim popular na Cidade do México, incendeia vários prédios públicos.
1781 – Nasce o inglês Jorge Stephenson, inventor da locomotiva.
1807 – Uma expedição britânica, a mando do general Packenham, desembarca na costa argentina e derrota as forças espanholas e marcha sobre Buenos Aires.
1810 – Nasce Robert Schumann, compositor alemão.
1868 – O barco Le Puebla é o primeiro a utilizar petróleo como combustível para a navegação a vapor, no Rio Sena
1869 – Nasce Frank Lloyd Wright, arquiteto americano.
1916 – Nasce Francis Crick, bioquímico britânico, Premio Nobel de 1962.
1917 – I Guerra Mundial: tropas americanas desembarcam em Liverpool.
1924 – A Orquesta Filarmónica de Havana faz o seu primeiro concerto no Teatro Nacional da capital cubana.
1925 – Nasce Barbara Bush, ex-primera dama dos Estados Unidos.
1928 – Inicia em Genebra a Confereência Internacional do Trabalho.
1928 – O general Chiang Kai-Shek ocupa Pequim e assegura o controle militar da China
1928 – Nasce Gustavo Gutiérrez, sacerdote peruano e fundador da teologia da libertação
1936 – Nasce Kenneth Wilson, pesquisador americano e Premio Nobel de Física em 1982.
1940 – Aprovada uma nova Constituição em Cuba, onde se estabelece que o presidente será eleito para um mandato de quatro anos.
1941 – II Guerra mundial: tropas francesas e britânicas invadem a Siria.
1943 – Morre Guillermo Valencia, poeta e político colombiano.
1946 – O nacionalista Ahmed Sukarno pede ao povo da Indonesia que resista aos ingleses.
1950 – Tropas da Coréia do Norte cruzam o paralelo 38, a frontera imposta pelos aliados na conferência de Yalta, e invadem o território da Coréia do Sul, iniciando a Guerra da Coréia.
1959 – O Exército de Nicaragua contem uma invasão revolucionária comandada por Enrique Lacayo Farfán.
1962 – Assinado um acordo entre Estados Unidos e União Soviética para satélites meteorológicos.
1969 – Richard Nixon anuncia a retirada de 25.000 soldados americanos do Vietnã.
1971 – O presidente do Chile, Salvador Allende, declara estado de exceção na Província de Santiago, devido o assassinato do ex-ministro Edmundo Pérez Zujovic.
1974 – No Canadá, o Partido Liberal de Pierre Trudeau obtem a maioría absoluta nas eleições legislativas.
1986 – Kurt Waldheim, candidato conservador a presidência da Austria, ganha a eleição no segundo turno.
1996 – Morre Edward Berstein, economista americano e um dos fundadores do FMI.
1999 – O juiz Juan Guzmán Tapia abre o maior processo contra a ditadura chilena (1973-1990) ao ordenar a prisão de cinco militares