No dia 08 de Abril de 1973 morria o Pintor Espanhol Pablo Picasso a começar pelo estranhíssimo nome de registro, Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Martyr Patricio Clito, depois acrescidos de Ruíz y Picasso, derivados do pai e da mãe, ou simplesmente Pablo Picasso foi um dos artistas mais polêmicos e influentes da história da arte do século 20. Filho de Maria Picasso y Lopez e de José Ruiz y Blasco, também pintor naturalista, professor de arte na escola San Telmo de Málaga, especialista em retratar pássaros. Picasso nasceu do seio de uma família de classe média e de sua mãe pouco se sabe, a não ser o que está retratado no terno retrato dela feito por Picasso em 1923. Teve duas irmãs. Começou a se interessar pela arte aos sete de idade, época que desenhava a lápis e recebia orientações de seu pai, que foi seu primeiro professor e o introduziu no uso da pintura a óleo. Considerado um dos maiores artistas do século 20, criou mais de 20.000 obras de arte utilizando variados meios de expressão, como as telas, cerâmicas, litografias, esculturas, murais, e em todas as técnicas que experimentou, deixou sua marca pessoal. Apesar de já ter enfrentado duas cirurgias – próstata e vesícula – e ter visão deficiente, trabalhou compulsivamente até a sua morte, ocorrida em 8 de abril 1973, em sua residência, em Mougins, na França, aos 91 anos de idade.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
1701 – As Cortes Espanholas, reunidas en Madri, reconhecem Felipe V de Bourbón como rei da Espanha.
1876 – Estréia em Milão a ópera Gioconda, de Ponchielli.
1898 – Guerra de Cuba: sai de Cádiz a esquadra do almirante Cervera.
1902 – É assinado o Tratado chinês-russo, pelo qual a Rússia se compromete a abandonar a Manchúria em 18 meses.
1939 – A Espanha se retira da Sociedade das Nações.
1950 – Morre, em Londres, o bailarino russo Vaslav Nijinske.
1973 – Morre Pablo Ruiz Picasso, pintor espanhol
1983 – O rei Dom João Carlos e a rainha Sofia são recebidos na cidade do Vaticano pelo Papa João Paulo II
1986 – O empresário industrial grego Angelopoulos é assassinado no centro de Atenas pela Organização Revolucionária 17 de Novembro.
1989 – A SWAPO ordena que seus guerrilheiros se retirem do território da Namíbia para facilitar um compromisso de paz.
1992 – Yasser Arafat, líder da Organização para a Libertação da Palestina, sobrevive a um acidente de avião quando sobrevoava o deserto do Saara.
1993 – A Assembléia Geral da ONU aprova a admissão da ex-república iugoslava da Macedônia, que é o 181º país membro da organização.
1994 – O primeiro-ministro do Japão, Morihio Hosokawa, renuncia ao cargo depois de denúncias de corrupção.
1994 – Um eletricista encarregado de armar um sistema de alarme encontra o corpo de Kurt Cobain, três dias após a seu suicídio.
1994 – O Papa João Paulo II inaugura a Capela Sixtina do Vaticano, cujas obras de restauração duraram treze anos.
1996 – Iugoslávia e Macedônia firmam o reconhecimento mútuo e o estabelecimento de relações diplomáticas.
1999 – O euro se iguala ao dólar como moeda preferida pelos investidores internacionais.
1999 – São descobertas as múmias incas melhor conservadas na Cordilheira dos Andes, a 7 mil metros de altura.
2001 – A Funai faz o primeiro contato com uma tribo indígena, até então desconhecida, da Amazônia. Pelo menos 30 índios vivem sob o domínio de outra tribo maior.