No dia 7 de Junho de 1944, ocorreu um contra-ataque alemão durante a operação Overlord, o famoso Dia D, no setor de Pointe du Hoc. Pointe du Hoc foi um dos focos de lutas entre soldados norte-americanos e alemães durante os desembarques da Operação Overlord (Dia D). Essa operação visava a libertação da França do julgo alemão e a abertura de uma 2ª frente de combate, para tirar um pouco da pressão que os soldados russos sofriam na Frente Oriental. Pointe du Hoc, ou “Ponta do Rochedo”, era um trecho de litoral rochoso e alto entre as praias de Omaha e Utah, os dois setores de desembarque norte-americanos durante a operação. Em Pointe du Hoc encontravam-se vários bunkers, casamatas e posições de tiros alemãs e principalmente canhões franceses pesados de 155mm que podia atirar tanto contra as tropas norte-americanas em Omaha quanto em Utah. O plano era, durante o Dia D, 6 de Junho de 1944, soldados norte-americanos do batalhão especial Ranger, aproximadamente 225 soldados, escalariam o rochedo, enfrentariam os alemães e finalmente destruiriam as peças de artilharia pesada francesas, para que estas não matassem mais soldados nas outras praias. Dos 225 soldados do Batalhão Ranger que escalou Pointe du Hoc pouco mais de 90 sobreviveram à operação. Eles foram substituídos na linha de frente por tropas recém desembarcadas da praia de Omaha, e ganharam o merecido descanso. Esses 90 soldados seriam conhecidos como “Os rapazes de Pointe du Hoc”. A Missão de Pointe du Hoc foi homenageada pelo jogo Call of Duty 2, de 2005 – 2006. A primeira missão da campanha norte-americana é jogada justamente durante a escalada e captura de Pointe du Hoc, em uma similaridade com os fatos reais impecável.
1494 – Assinatura do Tratado de Tordesilhas.
1826 – Morre o opticista e físico Joseph Fraunhofer.
1929 – A Cidade do Vaticano se torna um estado soberano.
1930 – Nasce Bellini, capitão do Brasil nas copas de 58 e 62.
1950 – República Democrática Alemã reconhece em tratado a fronteira Oder-Neisse como seu limite oriental.
1951 – Sete criminosos de guerra nazistas são executados na Alemanha, depois que a Suprema Corte americana negou mais um adiamento.
1965 – Tropas brasileiras substituem fuzileiros americanos nos arredores das trincheiras do líder rebelde dominicano, Francisco Caamaño.
1967 – Forças de Israel entram em Jerusalém na Guerra dos Seis Dias.
1970 – O governo peruano pede, pela primeira vez,165 milhões de dólares ao BIRD, e 35 milhões de dólares ao BID.
1980 – O presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, ordena ao Departamento de Justiça a deportação de refugiados cubanos.
1982 – Israel ataca Líbano na operação “Paz na Galiléia”.
1987 – Demolido um dos dois edifícios das Centrais Elétricas de São Paulo (CESP), no centro da capital paulista, que pegaram fogo em 21 de maio.
1995 – João Batista Leonel Bezerra, integrante das forças de paz da ONU na Bósnia e Herzegovina, é libertado com mais dois oficiais depois de 14 dias em mãos dos militares sérvios.
2001 – Pela primeira vez na história britânica, o Partido Trabalhista, elege-se para um novo mandato consecutivo.
2002 – Japão anuncia a retomada do crescimento da economia, no primeiro trimestre de 2002, após um longo período de recessão.
Por Flavio Carvalho