No dia 7 de Dezembro de 1888, o inventor escocês John Dunlop registou a patente do pneu. John foi um dos fundadores da empresa que até tem o seu nome: Dunlop Pneumatic Tyre Company. John nasceu numa quinta, na povoação de Dreghorn, e estudou Veterinária na Universidade de Edimburgo e foi veterinário durante mais de dez anos, no norte da Irlanda. O primeiro pneu que inventou foi para o triciclo do filho e, ao ver que funcionava muito bem, registou a patente. A invenção de Dunlop chegou no momento certo, quando o transporte por estrada estava a viver o período áureo. A produção em massa do produto começou na década de 1890, em Belfast. Hoje em dia, a imagem de John Dunlop aparece nas notas de 10 libras da Irlanda do Norte.
Quando se fala de pneu, tem-se a impressão de que ele mudou pouco, afinal para muitos ele sempre foi preto, de borracha e cheio de ar. Mas saiba que, entre os componentes do carro, o pneu foi o que evoluiu mais rapidamente. No início os automóveis seguiam o princípio das carruagens, que usavam aros de ferro ou madeira até que, após a vulcanização, em 1843, começaram a ganhar aros revestidos de borracha. Ainda assim, eram duros e se quebravam com facilidade. A solução só surgiu três anos depois, exatos 40 anos antes da invenção do automóvel. Robert William Thomson criou em 1846 a bolsa de ar sobre a qual os carros se deslocariam no futuro, o pneumático. Tornava os pneus mais duráveis e resolvia de vez o problema da falta de conforto. Mas, por falta de matéria prima de qualidade, Thomson desistiu da ideia e passou a recobrir as rodas com aros de borracha maciça. Em 1888, o veterinário escocês John Boyd Dunlop adaptou pneus no triciclo do seu filho (na verdade, um tubo cheio de ar atado ao aro por fitas), e fez tanto sucesso que fundou a primeira fábrica de pneus do mundo.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
1858 – Franceses e espanhóis bloqueiam a Conchinchina.
1866 – Abertura da navegação do rio Amazonas e seus afluentes e do rio São Francisco aos navios mercantes de todas as nações.
1909 – Na França, uma nova lei fixa salários e condições de pagamento.
1917 – Os Estados Unidos entram na primeira Guerra Mundial e declaram guerra contra o Império Austro-Húngaro.
1921 – Áustria e Estados Unidos voltam a ter relações diplomáticas.
1933 – O general Cristóvão Barcelos propõe a mudança da Capital brasileira para o Planalto Central.
1941 – Os Estados Unidos entram na Segunda Guerra Mundial depois que os japoneses atacaram Pearl Harbor, no Havaí.
1966 – A Síria pede a queda do rei Hussein da Jordânia.
1975 – O exército da Indonésia invade oficialmente o leste do Timor, então colônia portuguesa. Um ano depois a região é anexada ao país invasor.
1981 – A Espanha torna-se o mais novo membro da OTAN.
1982 – No Texas, pela primeira vez uma execução com injeção letal é usada contra um condenado à morte nos Estados Unidos.
1987 – A Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, declara Brasília como patrimônio Cultural da Humanidade.
1988 – O primeiro transplante simultâneo bem-sucedido de coração e pulmão em um único receptor é realizado em São Paulo.
1988 – Um terremoto de 6,9 graus na escala Richter atinge a Armênia, causando a morte de mais de 25 mil pessoas.
1988 – O líder palestino Yasser Arafat admite pela primeira vez, a existência de Israel. O Conselho Nacional Palestino declara o objetivo de criar um Estado.
1993 – Um conselho multirracial assume o governo da África do Sul.
1994 – Começa o julgamento do presidente Fernando Collor e do tesoureiro de sua campanha presidencial, Paulo César Farias.
1994 – Yasser Arafat, presidente da Organização da Livre Palestina, exige que seja respeitada a sua autoridade na margem ocidental e na Faixa de Gaza.
1995 – Uma sonda da nave espacial Galileo entra na atmosfera de Júpiter e transmite informação durante 75 minutos. A nave é destruída pela pressão atmosférica do planeta.
1996 – Após 18 dias em órbita, a nave espacial Columbia retorna a Terra com sua tripulação. É o vôo de maior duração na história do veículo espacial norte-americano.
1998 – Boris Yeltsin, recuperando-se de uma pneumonia, sai do hospital por três horas e demite vários de seus principais ajudantes.