Em um dia como este de 06 de setembro no ano de 1998, morria Akira Kurosawa, um dos cineastas mais importantes do Japão e admirado mundialmente. Ele foi vítima de um derrame, em Setagaya, Tóquio, com 88 anos de idade. Ao longo de uma carreira de 50 anos, Kurosawa dirigiu 30 filmes. Kurosawa era o filho mais novo entre sete irmãos. Começou a trabalhar como pintor comercial e ilustrador. Em 1936, respondendo a um anúncio de jornal que recrutava aprendizes para trabalhar em cinema, ingressou no estúdio de Kajiro Yamamoto, um conhecido diretor japonês. Durante cinco anos colaborou como roteirista e diretor nos filmes de Yamamoto. Em 1989, ele foi premiado com o Oscar pelo conjunto de sua obra “pelas realizações cinematográficas que têm inspirado, encantado, enriquecido e entretido o público em todo o mundo e influenciado cineastas de todo o mundo. Foi o introdutor do gênero chambara (samurai) no cinema, com temas como “a honra acima de tudo”. Lançou em 1990 “Sonhos” e no ano seguinte “Rapsódia em Agosto”. O último filme dirigido por Kurosawa foi “Depois da Chuva”, concluído postumamente por seu discípulo Takashi Koizumi. Entre os seus filmes destacam-se Yoidore tenshi (O Anjo Embriagado, 1948); Nora Inu (Cão Danado, 1949); Rashōmon (Às Portas do Inferno, 1950); Hakuchi (O Idiota, 1951); Ikiru (Viver, 1952); Shichinin no samurai (Os Sete Samurais, 1954); Kumonosu-jō (Trono Manchado de Sangue, 1957); Kakushi toride no san akunin (A Fortaleza Escondida, 1958); Yojimbo (O Guarda-Costas, 1961); e Ran (Os Senhores da Guerra, 1985).
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
1522 – O navegador Juan Sebastián Elcano e outros dezesseis espanhóis, únicos sobreviventes da expedição de Fernão de Magalhães, completam a primeira volta ao mundo da história. O grupo deu a volta no globo no sentido contrário ao movimento de rotação.
1593 – Desembarca na Coréia o sacerdote espanhol Gregorio Céspedes, cujas cartas são o primeiro testemunho escrito da presença ocidental naquele país.
1620 – Colonos ingleses partem no navio “Mayflower” para o Novo Mundo.
1901 – O presidente dos Estados Unidos, William Mac Kinley, sofre um atentado em Buffalo (Estado de Nova York), obra de um anarquista. Dias depois, em conseqüência dos ferimentos, Mac Kinley faleceu.
1915 – Um terremoto causa graves danos em El Salvador e em várias localidades da Guatemala.
1919 – A Assembléia Nacional austríaca autoriza a assinatura do Tratado de Versalles.
1922 – Oficialização do Hino Nacional Brasileiro, de autoria de Joaquim Osório Duque Estrada.
1930 – Golpe de Estado na Argentina, comandado pelo general Uriburu, que derruba o governo do presidente Yrigoyen.
1930 – Suspensão absoluta da imigração nos Estados Unidos.
1941 – O governo alemão anuncia a obrigatoriedade de identificação dos judeus, acima de seis anos, residentes no país. Uma Estrela de David deveria ser presa em local visível da roupa.
1948 – Coroação da rainha Juliana da Holanda.
1954 – Paquistão, Filipinas, Tailândia, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Reino Unido e França assinam em Manila o tratado de construção da SEATO (Organização do Tratado do Sudeste da Ásia) para a defesa desta região.
1957 – Publicação de um decreto na Argentina que limita o direito à greve.
1965 – A Índia decreta a mobilização geral contra o Paquistão.
1966 – O primeiro ministro da África do Sul, Hendrik Verwoerd, é assassinado a machadadas por um homem branco no Parlamento.
1970 – Yasser Arafat é nomeado general no comando das forças revolucionárias palestinas.
1975 – Um tremor de terra na Turquia causa a morte de 2.300 pessoas, ferindo 3.400.
1978 – Assinaturas dos acordos de paz para o Oriente Médio em Camp David (EUA) pelo presidente egípcio, Anuar El Sadat, e o israelense, Menahen Beguin.
1981 – O primeiro congresso do sindicato polonês Solidaridade começa em Gdansk (Polônia).
1982 – Inundações na Índia deixam mais de 400 mortos e um milhão de desabrigados.
1983 – A União Soviética admite ser responsável por derrubar o avião civil coreano abatido sobre o seu território, com 269 pessoas a bordo.
1985 – Protestos no Chile contra o regime de Pinochet, deixando onze mortos, 25 feridos e 200 detidos.
1987 – Vitória peronista na Argentina e retrocesso da União Cívica Radical nas eleições para governadores.
1989 – Morre Georges Simenon, novelista belga.
1991 – O novo Conselho de Estado da URSS reconhece a independência das três repúblicas bálticas Estônia, Letônia e Lituania.
1992 – Os países não alinhados, reunidos na Indonésia, concordam em condenar a Sérvia, manter a pressão mundial sobre a África do Sul e solidarizarem-se com o povo palestino.
1994 – Um relatório divulgado pela Organização Meteorológica Mundial alerta que o buraco na camada de ozônio atingiu seus níveis máximos.
1997 – O mundo assiste ao enterro da princesa Diana, morta em 31 de agosto em um acidente de carro.
1998 – Morre Akira Kurosawa, cineasta japonês.
1998 – O iatista brasileiro Lars Grael perde a perna direita por causa de um acidente na praia de Camburi, no Espírito Santo. Seu barco colidiu com uma lancha que invadiu a área da prova