A partir do dia 6 de outubro de 1927, o cinema nunca mais foi o mesmo após a exibição em Nova York do musical O Cantor de Jazz, considerado o primeiro filme de grande duração com falas e canto sincronizados com disco de acetato. A partir do filme do diretor Alan Crosland, os filmes mudos foram substituídos pelos falados. Al Jolson foi a estrela da obra produzida pela Warner Bros e entrou para a história do cinema como o primeiro ator a falar e cantar num filme. O roteiro tem como base a peça homônima, sucesso da Broadway na época. A obra recebeu o Oscar, dividindo o prêmio especial com O Circo, de Charles Chaplin. Desde que surgiu, em 1895, o cinema conquistou as platéias do mundo inteiro. Sua evolução técnica foi lenta, mas o sucesso foi imediato. Por cerca de trinta anos, o cinema mudo reinou absoluto, criando sofisticadas produções e gerando astros e estrelas, amados e idolatrados por todo o planeta.
Veja mais fatos históricos nesse dia:
1750 – Didertot publica um folheto antecipando a Enciclopédia, cujos primeiros volumes seriam publicados no ano seguinte.
1856 – Com o apoio da Espanha, Buenaventura Báez volta do exílio e assume a presidência da República Dominicana.
1862 – Morre Francisco Acunña de Figueroa, poeta uruguaio.
1866 – Circula o primeiro automóvel, nos Estados Unidos.
1867 – Eleições no México: Benito Juárez obtém uma grande maioria de votos sobre Porfirio Díaz.
1903 – É testada em um subúrbio de Berlim uma locomotora Siemens que alcança pela primeira vez na história os 200 km/h.
1911 – Guerra ítalo-turca. Trípoli capitula depois de ser bombardeada por dois dias pela aviação italiana.
1914 – Morre Delmira Agustini, poeta uruguaia.
1919 – Morre Ricardo Palma, escritor peruano.
1927 – Nasce o cinema falado, com a projeção, no Teatro Warner em Nova York, do filme “O cantor de jazz”, de Alan Grosland.
1930 – Getúlio Vargas, derrotado nas eleições brasileiras pelo comunista Julio Prestes, não aceita o resultado e lidera um movimento militar.
1944 – Fundação, no Cairo, da Liga Árabe, integrada originalmente por Egito, Yemen, Arábia Saudita, Iraque, Líbano e Transjordânia (hoje Jordânia).
1953 – Tropas inglesas desembarcaram na Guiana para prevenir a ascensão do regime esquerdista.
1974 – O piloto brasileiro Emerson Fittipaldi se tornou campeão mundial de Fórmula 1 pela segunda vez.
1973 – O Egito e a Síria fizeram um ataque surpresa a Israel durante a comemoração do feriado judaico do Yom Kippur.
1979 – Pela primeira vez um Papa, João Paulo II, entra na Casa Branca, residência dos presidentes norte-americanos.
1987 – O coronel Rabuka proclama a República de Fiji.
1989 – Morre Bette Davis, atriz norte-americana.
1991 – O Partido Social Democrata de Portugal, liderado por Aníbal Cavaco Silva, consegue pela segunda vez consecutiva a maioria absoluta nas eleições legislativas.
1991 – A atriz Elizabeth Taylor casou-se pela oitava vez. Ela conheceu o caminhoneiro Larry Fortensky numa clínica para recuperação de viciados. A relação durou 4 anos e meio.
1992 – Morre Paul Mandel, cientista francês.
1994 – Um dos sócios do Bateau Mouche foi preso, no Rio de Janeiro, acusado de responsabilidade no acidente que matou 55 pessoas no ano-novo de 1988. 1999 – Morre Amalia Rodrigues, a voz universal do fado português.