No dia 6 de abril de 1483 nascia em Urbino, na Itália, Rafael Sanzio, conhecido apenas como Rafael, um dos mestres do Alto Renascimento junto com Michelangelo e Leonardo Da Vinci. Desde pequeno, Rafael já teve contato com a arte e a pintura. Talentoso, aos 17 anos era considerado um mestre. Em 1504, aos 21 anos, foi para a Florença e ficou impressionado com os trabalhos de Leonardo da Vinci e Michelangelo. Diante deste contato, introduziu em sua pintura inovações do movimento renascentista como chiaroscuro (claro-escuro), contraste de luz e sombra e o sfumato (esfumado), sombreado levemente atenuado. Depois de Florença, Rafael ficou 12 anos em Roma onde era um dos pintores mais requisitados e também passou a fazer trabalho para os papas, como Julio II e Leão X. Dos seus afrescos do Vaticano, os mais importantes são a “Disputa” (ou “Discussão do Santíssimo Sacramento”) e a “Escola de Atenas”. Em 1514, com a morte do arquiteto Donato Bramante, Rafael foi nomeado para continuar o projeto do Vaticano e assumiu as obras da basílica de São Pedro. Rafael mudou a planta de um desenho de inspiração grega para um design longitudinal. Em 1520, Rafael foi acometido por uma longa febre e morreu bem no dia do seu aniversário. Seu corpo foi enterrado no Panteão de Roma.
Veja mais fatos históricos nesse dia:
1199 – O rei inglês Ricardo Coração de Leão é assassinado no castelo de Chaluz, na França.
1520 – Morre Rafael Sanzio de Urbino, pintor e arquiteto italiano.
1528 – Morre Alberto Durero, pintor alemão.
1763 – Um incêndio destrói totalmente o Palais-Royal, de Paris.
1830 – Joseph Smith funda, em Nova York, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos do Último Dias, mais conhecida como Igreja Mórmom.
1838 – Morre José Bonifacio de Andrada, um dos idealizadores da independência brasileira.
1895 – O escritor Oscar Wilde é preso por homossexualismo. Ele é condenado a dois anos de trabalhos forçados.
1896 – Começa em Atenas, na Grécia, a primeira Olimpíada moderna.
1909 – O explorador norte-americano Robert Edwin Peary chega ao Pólo Norte.
1914 – É firmado um tratado entre a Colômbia e os Estados Unidos que restabelece as relações diplomáticas entre os dois países.
1916 – Primeira Guerra Mundial: o Reichstag alemão aprova a guerra submarina ilimitada.
1917 – Os Estados Unidos declaram guerra à Alemanha.
1917 – A Rússia abole a pena de morte e instaura a jornada de trabalho de oito horas.
1923 – Morre George Robert Carnavon, arqueólogo britânico, descobridor da tumba de Tutankamon.
1931 – Uma revolução liderada pelo general Arévalo Cedeño estoura na Venezuela, mas acaba fracassando.
1965 – É lançado o Intelsat 1, primeiro satélite comercial de comunicações.
1971 – Morre Igor Stravinsky, compositor norte-americano nascido na Rússia.
1972 – O presidente Salvador Allende veta a emenda constitucional que exige a aprovação do Congresso para realizar apropriações no Chile.
1972 – Em frente à ofensiva comunista no Vietnã, aviões norte-americanos recomeçam os bombardeios sobre o Vietnã do Norte, interrompidos desde 1968.
1984 – Em São Paulo, 1.3 milhões de pessoas participam da passeata ¿Diretas Já¿, exigindo eleições diretas para a presidência do País.
1985 – William J. Schroeder torna-se o primeiro receptor de um coração artificial a receber alta do hospital, mudando-se para seu apartamento em Kentucky, EUA.
1987 – O Papa João Paulo II chega a Buenos Aires em visita de seis dias pelas principais cidades argentinas.
1987 – O deputado Ulysses Guimarães é eleito presidente do PMDB pela 8ª vez consecutiva.
1988 – Os presidentes do Brasil, do Uruguai e da Argentina assinam a Decisão Tripartite 1, que formaliza o início da criação de um bloco econômico.
1992 – Começa a guerra civil na Bósnia-Herzegovina.
1992 – Morre Isaac Asimov, cientista norte-americano de origem soviética, professor e escritor.
2000 – A empresa norte-americana PE Celera Corporation anuncia que conseguiu, pela primeira vez, estabelecer a seqüencia do genoma humano.