No dia 5 de junho de 1870 a grande parte da cidade de Constantinopla, na Turquia, foi consumida pelo fogo em um dia como este. Quando o fogo foi finalmente controlado, 3 mil casas haviam sido destruídas e 900 pessoas tinham morrido. O fogo começou em uma casa na parte armênia do distrito Tchesme Valide. Uma garota carregava em uma panela de ferro um pedaço quente de carvão para cozinha, quando ela tropeçou, e o carvão foi jogado no telhado de uma casa ao lado. O fogo se espalhou rapidamente para uma das principais vias de Constantinopla. A área cristã da cidade também foi rapidamente atingida. Diante da tragédia, houve uma grande cooperação entre os vários grupos étnicos da cidade, mas apesar do esforço de todos, o forte vento espalhava as chamas com velocidade. Uma área de um quilômetro quadrado da cidade, perto do Estreito de Bósforo, foi devastada. Somente estruturas de pedra, principalmente igrejas e hospitais, sobreviveram ao incêndio. O mais curioso dessa tragédia além da simplicidade do início do fogo é que a mesma foi prevista pelo profeta Nostradamus.
1826 – Morre o compositor alemão Carl Maria von Weber.
1870 – Constantinopla é destruída pelo fogo.
1898 – Nasceu Federico García Lorca.
1941 – Nasce o músico Erasmo Carlos, o “Tremendão”.
1956 – Elvis Presley escandaliza com dança provocativa.
1956 – O presidente Eisenhower alerta que cortes drásticos na ajuda ao exterior seriam perigosos para a segurança dos EUA.
1960 – Victor Paz Estensoro é eleito presidente da Bolívia.
1967 – Um ataque da aviação israelense a posições do Egito e da Síria dá início à guerra dos seis dias.
1972 – Estocolmo sedia a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente.
1973 – Os EUA autorizam a venda de aviões supersônicos de combate F-5E a Chile, Argentina, Brasil, Colômbia e Venezuela.
1974 – Brasil cria a Comissão Nacional de Regiões Metropolitanas e Política Urbana e os Conselhos de Abastecimento e de Pesquisas Agropecuárias, Assistência Técnica e Extensão Rural.
1975 – Um terremoto ao longo da falha da Anatólia, na Turquia, provoca mais de 2.000 mortes.
1976 – Rompimento na barragem do rio Teton, em Idaho, EUA, mata nove pessoas e deixa 300.000 desabrigados.
1983 – Inaugurada a TV Manchete, com mensagem otimista de seu presidente, Adolfo Bloch.
1987 – Argentina aprova o princípio de “obediência devida”, que exime de culpa os oficiais de baixa patente acusados de violar os direitos humanos durante o regime militar.
1994 – Chile decide aderir ao Mercosul.
2002 – Austrália rejeita Protocolo de Quioto, alegando que a adesão ao Protocolo acarretaria corte de empregos e imposição de limitações à indústria.
2003 – Fraudes, confessadas pelo repórter Jayson Blair, derruba editores do New York Times.
2003 – OMS anuncia fim da síndrome respiratória aguda severa (SARS).
2004 – O quadro de Picasso “Menino com cachimbo” foi vendido por 104 milhões de dólares a um comprador anônimo, estabelecendo um novo recorde de preço alcançado por uma obra de arte em leilão.
2004 – O Senado derruba a medida provisória que proibia o funcionamento de bingos e máquinas caça-níqueis no país.
2004 – Senado uruguaio impede legalização do aborto.