No dia 5 de fevereiro de 1936 o filme considerado um dos melhores da história do cinema, Tempos Modernos, de Charles Chaplin, era lançado em um dia como este, no Teatro Rivoli, em Nova York. A obra levou três anos para ser realizada pelo cineasta britânico, em que o seu famoso personagem “O Vagabundo” (The Tramp) tenta sobreviver no mundo moderno e industrializado. A obra é considerada uma forte crítica a vários sistemas econômicos e políticos de nossa sociedade, assim como um ataque às más condições de trabalho dos operários depois da Revolução Industrial. Apesar de aclamado pela crítica, não recebeu sequer uma indicação ao Oscar. Tempos Modernos também é considerado o último filme mudo da história, antes do lançamento de O Artista (2011), filme francês ganhador de cinco estatuetas do Oscar – apesar disso, o filme de Chaplin possui algumas falas, como no momento em que ele canta uma música misturando italiano, francês e espanhol.
Receba as informações do Ronda Policial em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
1852 – É inaugurado o museu de L`Hermitage em São Petersburgo.
1864 – Guerra da Dinamarca contra Prússia e Áustria.
1878 – Nasce André Citröen, engenheiro francês, criador da marca automobilística que leva o seu nome.
1915 – Pancho Villa assume o poder militar e civil no México.
1917 – O Congresso norte-americano lança, sobre o veto do Presidente Wilson, uma severa lei restringindo a imigração de asiáticos.
1921 – O Congresso da União Soviética anuncia a separação entre a Igreja e o Estado.
1923 – O Governo de Mussolini ordena a detenção de centenas de militantes socialistas.
1927 – A Conferência dos Embaixadores, em Paris, aceita que a Alemanha fortifique suas fronteiras do sul e leste, desde que seu desarme seja efetivo.
1935 – Morre Torcuato Tasso e Nadal, escultor espanhol.
1937 – O filme Tempos Modernos, de Charlies Chaplin, é lançado. Nesse filme o ator pronunciou suas primeiras palavras no cinema.
1948 – Reabertura da fronteira franco-espanhola.
1955 – Cai o Governo francês de Pierre Mendes-France devido a situação no norte da África.
1962 – O Presidente francês Charles De Gaulle pede a independência da Argélia.
1965 – Liberado Martin Luther King, que havia sido preso quatro dias antes em Selma, no Alabama, com 500 manifestantes.
1966 – O Ato Institucional nº3 é promulgado. Ele estabelece eleições indiretas para governador e vice-governador no Brasil.
1971 – Um soldado britânico é morto a tiros durante tumultos em Belfast. Ele é o primeiro a ser morto em ação desde a chegada das tropas à Irlanda do Norte em 1969.
1971 – Os astronautas norte-americanos Alan Shepard e Edgar Mitchell pousam na Lua com o módulo Antares, com a Apollo 14.
1973 – Os Estados Unidos enterram o último soldado morto na Guerra do Vietnã, conflito que oficialmente acabou só em abril de 1975.
1984 – O Duque de Cádiz, Alfonso de Borbón Dampierre, sofre um grave acidente de automóvel. Ele fica em estado de coma, mas se recupera posteriormente.
1986 – A URSS pagou US$ 30 mil por anúncio de página inteira no jornal The New York Times para divulgar, na íntegra, a proposta de Mikhail Gorbatchov para o desarmamento nuclear.
1987 – A URSS lança a astronave Soyuz TM-2, com dois astronautas a bordo, para colocar em órbita uma estação espacial permanente.
1988 – São abertos dois processos na Flórida, acusando o líder militar do Panamá, General Manuel Antonio Noriega, de suborno e tráfico de drogas.
1989 – O ditador Alfredo Stroessner, que governou o Paraguai durante 35 anos, deixa o país três dias depois de ter sido deposto.
1991 – As alíquotas de importação são novamente reduzidas no governo Collor, chegando a uma média de 25%.
1993 – Morre Joseph L. Mankiewicz, cineasta norteamericano.
1994 – Morrem 69 civís e 197 pessoas ficam feridas em um ataque sérvio contra o mercado central de Saraievo.
1997 – Os grandes bancos da Suíça anunciam que vão criar um fundo de US$ 71 milhões para as vítimas do Holocausto e suas famílias. Muito do dinheiro em contas desses bancos havia pertencido a judeus e foi roubado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
1998 – Morre Helene Parmelin, escritora francesa.