No dia 4 de maio de 1937, no Rio de Janeiro, o Brasil perdia o sambista, cantor, compositor, bandolinista e violonista Noel Rosa, um dos mais importantes artistas da música brasileira. Ele se tornou célebre por fazer a união do samba do morro com o do asfalto, principalmente por meio do rádio. Seu rosto marcante, com uma deformidade no queixo, foi um sinal que a vida lhe deixou logo no parto, no dia 11 de dezembro de 1910, também no Rio de Janeiro. Para fazê-lo vir ao mundo, os médicos utilizaram o fórceps – instrumento ginecológico que auxilia a retirada do bebê -, que acabou afundando seu maxilar. Sua vida foi breve, mas intensa. Noel Rosa morreu aos 26 anos, vítima de uma tuberculose causada pela boêmia. Apesar de ter morrido jovem, ele deixou um legado de centenas de canções. Seu primeiro sucesso, “Com que Roupa?”, logo caiu no gosto dos foliões no carnaval de 1931. Este foi apenas um dos vários sucessos da sua carreira. Nos bares do bairro da Vila Isabel, ele aprendeu a tocar bandolim de ouvido e tomou gosto pela música. Para a Vila, escreveu quatro belos sambas. Nas suas letras estavam presentes uma crítica ao cotidiano, com o humor seco e sarcástico. Além da paixão pela música, Noel Rosa também gostava muito das mulheres. Dos seus amores, dois foram marcantes: a esposa “oficial” Lindaura de Medeiros Rosa e a amante Juracy Correa, a Ceci, que inspirou Noel a escrever o clássico “Dama do Cabaré.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
1471 – Guerra das Rosas: a facção de Lancaster perde a batalha de Tewksbury e Henrique VI de Inglaterra é novamente deposto.
1493 – Concluída a bula papal Inter Coetera II, que dava aos espanhóis todas as terras a 100 léguas a oeste e sul dos Açores e Cabo Verde.
1675 – O Observatório de Greenwich é criado, durante o reinado de Carlos II da Inglaterra.
1776 – Rhode Island se torna a primeira das Treze Colônias a renegar a fidelidade ao rei Jorge III.
1814 – Napoleão Bonaparte chega a Portoferraio, na ilha de Elba, onde tem início o seu exílio.
1823 – O imperador Agustín I do México abandona o país na sequência da rebelião liderada por Antonio López de Santa Anna.
1858 – Benito Juárez estabelece Veracruz como a capital do México.
1886 – Um grupo de anarquistas explode uma bomba durante uma passeata de sindicalistas em Chicago, matando 11 pessoas e ferindo mais de cem.
1904 – A Companhia Francesa do Canal do Panamá entrega as suas propriedades ao representante do governo dos Estados Unidos.
1942 – Batalha do Mar de Coral.
1949 – O Torino Football Club foi declarado campeão pela liga italiana faltando 4 jornadas (rodadas, no Brasil), uma vez que seu avião havia se chocado contra a igreja de Superga, sem sobreviventes.
1951 – O General Anastasio Somoza García toma posse da presidência da Nicarágua.
1964 – O Congresso dos Estados Unidos reconheceu o bourbon como “um distintivo produto dos Estados Unidos”.
1979 – Margaret Thatcher é a primeira mulher eleita como chefe do governo britânico, após a vitória eleitoral dos conservadores.
1988 – Cientistas norte-americanos de Wistard obtêm a primeira vacina contra a raiva, mediante uma técnica de engenharia genética.
1990 – A Letônia proclama a independência.
1994 – O Primeiro-Ministro de Israel Yitzhak Rabin e o líder da OLP Yasser Arafat assinam um acordo de paz sobre a autonomia palestina, conferindo autogoverno à Faixa de Gaza e Jericó.
2004 – Garçon à la pipe, um quadro de Pablo Picasso, torna-se no objecto mais caro de sempre ao ser vendido em leilão por U$S 104,1 milhões de dólares, valor que foi posteriormente ultrapassado.