No dia 04 de janeiro de 1950, onde iniciava a divulgação comercial do disco de vinil, mais conhecido como LP, pela RCA Victor. Atualmente, eles são encontrados e vendidos como relíquias. Mesmo assim, os DJ´s usam e abusam dos vinis, pois facilitam nas mixagens musicais em festas.
A era da comunicação eletrônica trouxe inúmeros meios de registro como as fitas cassete, discos magnéticos, discos de vinil, CD’s, etc. Ao contrário do papel impresso, entretanto, cada novo meio trouxe a necessidade de um dispositivo eletrônico para converter a informação nele armazenada para um formato que possa ser captado diretamente pelos nossos sentidos. O disco de vinil é uma mídia desenvolvida no início da década de 1948, um material plástico (normalmente cloreto de polivinila, ou PVC), usualmente de cor preta tornando obsoletos os antigos discos de goma-laca de 78 rotações – RPM (rotações por minuto) -, que até então eram utilizados. Os discos de vinil são mais leves, maleáveis e resistentes a choques, quedas e manuseio (que deve ser feito sempre pelas bordas). Mas são melhores, principalmente, pela reprodução de um número maior de músicas – diferentemente dos discos antigos de 78 RPM – (ao invés de uma canção por face do disco), e, finalmente, pela sua excelência na qualidade sonora, além do atrativo de arte nas capas de fora. O disco de vinil possui micro-sulcos ou ranhuras em forma espiralada que conduzem a agulha do toca-discos da borda externa até o centro no sentido horário. Trata-se de uma gravação analógica, mecânica. Esses sulcos são microscópicos e fazem a agulha vibrar. Essa vibração é transformada em sinal elétrico. Este sinal elétrico é posteriormente amplificado e transformado em som audível (música).
A partir do final da década de 1980 e início da década de 1990, a invenção dos compact discs (CD) prometeu maior capacidade, durabilidade e clareza sonora, sem chiados, fazendo os discos de vinil ficarem obsoletos e desaparecerem quase por completo no fim do Século XX. No Brasil, artistas que pertencem a grandes gravadoras, gravaram suas músicas em LP até 1997, e aos poucos, o bom e velho vinil saía das prateleiras do varejo fonográfico. Alguns audiófilos ainda preferem o vinil, dizendo ser um meio de armazenamento mais fiel que o CD. Muitas são as razões que garantiram a sobrevivência do LP no mercado. O gosto pelo chiado característico do formato, o prazer de cultivar um hábito raro, a admiração pela arte das capas e o costume de garimpar preciosidades são algumas delas.
1759 – Inauguração do Museu Britânico em Londres.
1790 – Divisão territorial francesa.
1810 – José Bonaparte, com exército de 80 mil homens, chega a Serra Morena, iniciando a ocupação de Andaluzia.
1908 – Nasce Edward Teller, físico americano de origem húngara, um dos criadores do programa Guerra nas Estrelas.
1913 – Primeira transmissão telefônica sem fio entre Nova York e Berlim.
1919 – Assassinato, em Berlim, de Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht, fundadores do Partido Comunista alemão e principais líderes da insurreição espartaquista na capital alemã.
1929 – Nasce Martin Luther King, líder negro americano, dRedação Terransor dos direitos humanos.
1931 – Um terremoto destrói a cidade de Oaxaca, no México. Entra também em erupção o vulcão Popocatépetl.
1932 – O líder pacifista Mahatma Gandhi é preso pelo governo britânico na Índia.
1941 – Alfonso XIII abdica em Roma de seus direitos ao trono espanhol.
1942 – Nehru sucede Gandhi à frente do Partido Popular do Congresso Indiano.
1943 – Finalização das obras do Pentágono, sede do Departamento de DRedação Terrasa do Estados Unidos, em Washington, o maior prédio de escritórios do mundo.
1944 – A cidade argentina de San Juan é destruída por um abalo sísmico.
1950 – A empresa RCA Victor declara que começaria a produzir discos de longa duração, os LP´s de vinil.
1954 – Com a intenção de dar um presente à sua mãe, Elvis Presley paga US$ 4,00 para gravar seu primeiro disco. O produtor musical e dono do estúdio, Sam Phillips, gostou do que ouviu e um ano depois fazem juntos algumas gravações comerciais.
1956 – O pintor Cândido Portinari entrega os painéis de Guerra e Paz para a sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York.
1958 – Retorna à Terra o Sputnik I, primeiro satélite artifical lançado pela União Soviética, em outubro do ano anterior.
1980 – O presidente norte-americano Jimmy Carter anuncia um corte de exportações de trigo à União Soviética por causa da sua invasão ao Afeganistão.
1986 – Acidente de helicóptero no Rally Paris-Dakar. O organizador Thierry Sabine, e mais quatro pessoas morrem no incidente.
1988 – O cartunista Henfil morre vítima de AIDS. Hemofílico, ele foi contaminado numa transfusão de sangue.
1988 – Morre Sean Mc Bride, político irlandês, Prêmio Nobel (1974) e Prêmio Lenin da Paz.
1992 – Terroristas do ETA assassinam o professor Manuel Broseta, em Valência (Itália)
1995 – Newt Gingrich, do Partido Republicano, torna-se líder do Congresso dos Estados Unidos.