No dia 4 de dezembro de 1940, na II Guerra Mundial, as mulheres do Batalhão da Morte da Rússia lançaram-se à luta mais violenta. As mulheres britânicas dirigiram ambulâncias carregadas de soldados gravemente feridos em meio a pesados bombardeios. As mais jovens trabalharam nas fábricas de munições e comprometeram-se a não retornar à antiga vida sem ao menos exigir e conseguir o direito ao voto. As mulheres lutaram, trabalharam como enfermeiras, pilotaram aviões, animaram as tropas, infiltraram-se clandestinamente para informar seus companheiros acerca do combate e aprenderam a construir barcos e tanques. Além disso, suportaram todas as atrocidades cometidas na guerra: campos da morte, incêndios de bombardeios e a arma fundamental: a bomba nuclear. Conta-se nos dedos na história da humanidade as mulheres que tiveram participação efetiva nas grandes guerras, e essa ausência sempre está relacionado com a preservação do sexo frágil e o cuidar da família, enquanto o homem viril e provedor, tinha por responsabilidade a sobrevivência e a proteção a essa mesma família. Durante a Grande Guerra esse quadro começa a mudar, a mulher se aproxima do front com funções específicas, mas ainda longe de qualquer participação como combatente ativo. Na Guerra Civil Espanhola, acontece a grande virada do sexo frágil, a mulher é treinada e qualificada para o combate por ambos os lados, e torna-se um elemento importante para o contexto daquele infeliz momento espanhol. Já na Segunda Guerra a mulher vai desempenhar todos os tipos de funções no front e no esforço de guerra de todas as nações.
1154 – Eleito o único papa inglês na história. Nicolas Breakspear é coroado Papa Adriano IV.
1586 – A rainha Isabel I confirma a sentença de morte de Maria Estuardo.
1642 – Morre o cardeal Richelieu, primeiro-ministro da França. Ele é substituído pelo cardeal Jules Mazarin.
1791 – É publicado na Inglaterra o Britain’s Observer, o primeiro jornal de domingo do mundo.
1810 – Decreto de Dom João cria, no Rio de Janeiro, a Academia Real Militar, atualmente chamada de Academia Militar das Agulhas Negras.
1816 – James Monroe é eleito quinto presidente dos Estados Unidos. É a primeira vez que um senador é eleito para o cargo.
1829 – Na Índia, autoridades britânicas proíbem a prática do suttee, que é a auto-incineração da viúva na pira funerária do marido.
1845 – O presidente paraguaio Carlos Antônio Lopez e o governador da província de Corrientes declaram guerra ao ditador Juan Manuel de Rosas.
1888 – O inventor norte-americano George Eastman registra a câmera Kodak.
1915 – Nos Estados Unidos, o Estado sulista da Geórgia reconhece a organização violentamente racista Ku Klux Klan.
1917 – A Finlândia declara sua independência da Rússia.
1920 – A Argentina é retirada da liga das Nações.
1934 – Na União Soviética, 66 pessoas são executadas em razão do assassinato de Kirov, homem de confiança de Joseph Stalin.
1942 – Os Estados Unidos atacam a Itália pela primeira vez na Segunda Guerra Mundial.
1953 – Estréia mundial do filme Viva Zapata, de Elia Kazan.
1965 – É lançada a nave Gemini 7, com dois astronautas a bordo.
1972 – O presidente de Honduras, Ramon Cruz, é deposto num golpe de estado liderado pelo general Oswaldo Lopes Arellano.
1974 – Um avião comercial holandês explode e mata os 191 ocupantes.
1980 – O primeiro-ministro de Portugal, Francisco Sá Carneiro, morre em um acidente aéreo em Lisboa.
1982 – A República Popular da China adota nova Constituição, que estabelece uma ditadura do proletariado.
1984 – Um atirador mata um diplomata jordaniano em Bucareste, Romênia.
1984 – Morre John Rock, cientista norte-americano que descobriu a pílula anticoncepcional feminina.
1987 – A Igreja Católica no Haiti diz que não vai cumprir um pedido feito pelo governo para designar um novo membro ao Conselho Eleitoral Provisional.
1991 – O jornalista norte-americano Terry Anderson é libertado pelos seus seqüestradores muçulmanos, no Líbano, após sete anos preso.
1993 – Morre o músico Frank Zappa.
1995 – Tropas da Otan chegam a Sarajevo para garantir um acordo de paz que coloque um fim a quatro anos de guerra na antiga Iugoslávia.
1996 – É lançada uma sonda à Marte, levando um veículo para buscar informações na superfície do planeta.
1998 – O buraco na camada de ozônio sobre a Antártica bate recorde, chegando a 13 milhões de quilômetros quadrados.