No dia 2 abril de 1725 nascia, em Veneza, na Itália, Giacomo Casanova, famoso escritor, aventureiro e amante. Nascido em uma família de atores, o jovem Casanova foi criado pela avó enquanto a mãe estava em turnê pela Europa. Casanova se tornou conhecido por sua sagacidade, inteligência e charme na atmosfera liberal de Veneza. Chegou a ser preso em Veneza, em 1753, e condenado a cinco anos de prisão por causa de seus escândalos públicos. Ele escapou da cadeia e deu sequência às suas viagens para conhecer personalidades da época como Mozart e Voltaire. Ele conseguiu um emprego como bibliotecário na República Checa, onde escreveu suas memórias. Casanova morreu no dia 4 de junho de 1798, na Boêmia, na República Checa.
1792 – Nasce Francisco de Paula Santander, militar colombiano, que foi presidente da República do seu país.
1872 – Morre Samuel Morse, norte-americano inventor do código que leva o seu nome.
1885 – As tropas da Guatemala são derrotadas pelo Exército de El Salvador em Chalchuapa, às margens do rio da Paz. O general Barrios, presidente da Guatemala, morre em combate.
1917 – Primeira Guerra Mundial: O Congresso dos Estados Unidos vota a favor da entrada do país na guerra junto às forças aliadas.
1920 – O Exército alemão entra em Rühr para por fim às atividades do Exército Vermelho nesta área.
1944 – Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército russo invade a Romênia.
1946 – Um maremoto arrasa as costas das ilhas Aleutianas, no Alasca, na zona ocidental dos Estados Unidos, e das ilhas do Hawaí, causando a morte de 300 pessoas.
1947 – O Conselho de Segurança da ONU concede aos Estados Unidos a administração das ilhas Carolinas, Palaos, Marshall e Marianas, que eram, anteriormente, administradas pelo Japão.
1948 – Entra em vigor o Plano Marshall para Europa.
1949 – O texto do Tratado do Atlântico Norte é aprovado.
1954 – Walt Disney anuncia a criação da Disneylândia, que seria construída na Califórnia, nos Estados Unidos.
1959 – Invasores procedentes de Cuba, guiados por Roberto Arias, desembarcam na costa caribenha do Panamá, mas são vencidos pelas tropas deste país.
1960 – Em acordo assinado com a França, a ilha de Madagascar torna-se um Estado independente dentro da comunidade francesa.
1964 – Com a deposição de Jango, Ranieri Mazilli, presidente da Câmara, assume a Presidência do Brasil.
1974 – Morre Georges Pompidou, ex-presidente da França.
1979 – Em um lago do Camboja, são encontrados 2 mil esqueletos amarrados entre si. O assassinato em massa foi atribuído ao regime de Pol Pot. O ditador foi responsabilizado por 2 milhões de mortes no país.
1981 – Os combates mais violentos desde 1978 são registrados no Líbano, entre tropas sírias e as milícias cristãs.
1982 – As tropas argentinas iniciam a ocupação das ilhas Malvinas, que estavam sob domínio do Reino Unido.
1989 – O presidente do governo militar do Haiti, general Prosper Avril, se mantém no poder após impedir um golpe de Estado dos militares.
1990 – O ditador do Iraque, Saddam Hussein, ameaça dizimar metade da população de Israel em caso de ataques conjuntos com os Estados Unidos.
1991 – É criada, no Brasil, a CPI da Corrupção da Previdência.
1992 – O mafioso John Gotti é condenado à prisão perpétua por um tribunal de Nova York.
1997 – Morre Lyman Spitzer, cientista norte-americano que construiu o telescópio espacial Hubble.
1998 – O francês Maurice Papon é condenado a 10 anos de prisão por crimes cometidos durante a Segunda Guerra Mundial. Ele participou do governo de Vichy, na França, apoiado pelos nazistas.
2000 – Morre de câncer ósseo o mafioso italiano Tommaso Buscetta. Depois de ser preso no Brasil, em 1983, ele passou a colaborar com a justiça dos Estados Unidos.